Zaganelli Oliveira | WhatsApp

Enxerto de gordura no glúteo

Por: Dr. Rafael Vidigal

A técnica cirúrgica de lipoescultura, denominada lipoenxertia ou enxerto de gordura, é capaz de devolver o volume de gordura subcutânea com aplicação da própria gordura corporal em outro local específico. Essa técnica auxilia a reparação de contornos no corpo que se perdem durante os anos, ou que possuem um formato não desejado pelo paciente.

Em meados dos anos 1980, o médico cirurgião plástico Sydney Coleman elaborou estudos que confirmam que a técnica de lipoenxertia (coleta e transferência de gordura) é segura e eficaz, desde que os devidos cuidados sejam tomados. Ela se difundiu e passou a ser popularmente conhecida como enxerto de gordura, e com o passar dos anos a retirada de gordura foi se tornando ainda mais segura.

O tecido adiposo autólogo também denominado de gordura branca é a gordura utilizada para esse procedimento. É distribuída por quase toda região subcutânea, principalmente na dos glúteos, abdômen, coxas e peitos.

Uma de suas funções é armazenar energia para o corpo, outra é proteger os órgãos de impactos mais fortes. Por ser uma gordura muito mais abrangente, é a mais utilizada para realizar o enxerto de gordura.

Este texto aborda como o enxerto de gordura é aplicado na região do glúteo. Leia até o final para saber mais!

O que é enxerto de gordura no glúteo?

O enxerto de gordura no glúteo ou lipoenxertia glútea é uma técnica cirúrgica pouco invasiva que utiliza a lipoaspiração para retirar a gordura de local indesejado (gordura localizada) e direcioná-la para os glúteos. No ano de 2015 a prática aumentou cerca de 28% somente nos Estados Unidos.

Para realizar esse procedimento é necessário retirar uma quantidade de tecido adiposo autólogo (gordura branca) da paciente, normalmente, da região dos flancos, pois, ajuda a reduzi-los e dá uma aparecia de quadril mais definido.

É importante salientar que nos procedimentos de enxerto de gordura, uma parte da gordura preenchida será absorvida pelo próprio corpo. A maneira como a lipoenxertia é feita, faz com que algumas células não sobrevivam permitindo que cerca de 30% a 50% da gordura transferida seja absorvida de forma natural pelo corpo.

Outro ponto é que o enxerto de gordura no glúteo possui maior durabilidade, porém, com o passar do tempo o procedimento poderá ser refeito, uma vez que, a gordura vai sendo absorvida.

Como é feito?

Primeiro, é feita uma solução com soro fisiológico que irá ajudar a minimizar o sangramento local. Logo após, uma incisão na pele com cerca de 3 mm a 5 mm, local em que uma cânula de lipoaspiração é inserida, realizando movimentos de vai e vem aspirando a gordura necessária para o procedimento.

A gordura retirada será coletada e levada a local estéril, e lá ocorre a separação por gravidade de elementos (decantação). Após essa separação, os óleos e soros serão descartados e ficam somente os adipócitos, ou seja, a gordura necessária para injetar no glúteo.

Utilizando pequenas cânulas o tecido adiposo é inserido no glúteo, nas partes previamente marcadas para que um contorno do bumbum seja feito. O procedimento é realizado com anestesia peridural e sedação, portanto é indolor e não causa desconforto, e como é utilizado o tecido autólogo do próprio corpo, as chances de rejeição são muito baixas.

No pós-operatório, antibióticos e analgésicos são administrados, evitando qualquer infecção ou dores. Os resultados do procedimento são visíveis entre 7 e 15 dias depois do inchaço diminuir ou desaparecer. A paciente deverá evitar tomar sol por no mínimo de 15 dias, e estará apta para voltar a praticar exercícios físicos após dois meses.

Quais os benefícios?

Um dos principais benefícios do enxerto de gordura no glúteo é a falta de cicatriz visível. Por ser uma técnica cirúrgica pouco invasiva, e feita com cânulas muito finais, as cicatrizes são as menores possíveis, nos locais de baixa possibilidade de visualização. O corte para retirada de gordura não passa de 1 cm e após uma semana os pontos já podem ser retirados.

Apesar de causar um pouco de desconforto, pois não existe uma posição ideal para a paciente ficar, as recomendações são apenas para que evite passar muito tempo sobre a região da gordura injetada para evitar a aceleração de reabsorção pelo organismo.

O procedimento deve ser feito com um profissional especialista capacitado, pois requer muita atenção e cuidado.

Toque aqui para se informar mais sobre enxerto de gordura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *