Zaganelli Oliveira | WhatsApp

Ninfoplastia

Por: Dra. Fabrícia Leal Zaganelli

Tratamento realizado na Clínica Zaganelli Oliveira e Clínica Dra. Eliene Perazzio*.

A ninfoplastia ou labioplastia é o procedimento estético íntimo mais feito no Brasil, à frente até da cirurgia de colocação de implante de silicone nas mamas. A ninfoplastia é um procedimento cirúrgico de redução ou remodelação dos pequenos lábios da vulva que pode ser feito apenas por ginecologistas ou cirurgiões plásticos. Trata-se, portanto, de uma cirurgia íntima feminina ou cirurgia genital feminina.

A saúde feminina, inclusive a íntima, é um assunto fundamental hoje e envolve diferentes fatores, como doenças físicas e emocionais, diversas condições, hábitos de vida e bem-estar de forma geral. Como a saúde não é mais entendida apenas como a ausência de doenças, mas um estado de bem-estar geral, que promove a qualidade de vida, precisamos olhar para inúmeros aspectos da saúde da mulher, como a autoestima.

A ninfoplastia é bastante indicada para mulheres que sentem desconforto ou insatisfação com o tamanho ou forma dos pequenos lábios. O objetivo da ninfoplastia é melhorar a estética e o funcionamento da região genital, que protege contra a entrada de agentes externos que possam causar alterações. A cirurgia, portanto, tem indicação clínica e estética.

O termo ninfoplastia vem de “ninfas”, que são os pequenos lábios, e “plastia”, que é o processo cirúrgico para reparar ou restaurar algum órgão. Dessa forma, a ninfoplastia é uma cirurgia que corrige as imperfeições ou alterações nos pequenos lábios que estejam incomodando e afetando a vida da mulher.

Vulva e vagina

O sistema reprodutor feminino é formado por órgãos internos e externos. A vulva é a parte externa feminina, composta de:

  • pequenos lábios;
  • grandes lábios;
  • clitóris;
  • monte pubiano;
  • abertura vaginal;
  • abertura da uretra.

Os pequenos e os grandes lábios protegem o órgão genial feminino contra invasão de organismos nocivos, portanto alterações, como hipertrofia (excesso de tecido), podem provocar mudanças não apenas estéticas como funcionais na região, o que pode afetar tanto a saúde como as práticas sexuais e a qualidade de vida da mulher como um todo.

Essa hipertrofia dos pequenos lábios também pode causar desconforto durante atividades físicas, além de problemas emocionais e psicológicos.

Já a vagina é um órgão interno que conecta o colo do útero ao exterior do corpo. É um canal que se estende da vulva até o colo do útero e tem como função permitir a entrada do pênis durante o ato sexual, além de servir como canal para a saída de sangue menstrual e para a passagem do bebê durante o parto.

A ninfoplastia é um procedimento que intervém apenas na vulva, mais especificamente nos pequenos lábios, e trata problemas funcionais, não apenas estéticos.

Problemas que podem ser causados pelas alterações nos pequenos lábios

Alterações nos pequenos lábios podem acontecer ainda durante a formação do bebê na gestação ou se desenvolver depois do nascimento, durante a vida, mas o mais comum é que essas alterações sejam congênitas (antes do nascimento).

A hipertrofia dos pequenos lábios pode causar alguns problemas:

  • dispareunia (dor à penetração);
  • dor ao praticar determinadas atividades físicas e cotidianas;
  • risco aumentado de contrair infecções.

A mulher pode ou não se incomodar e pode ou não ter dificuldades devido às alterações nos pequenos lábios, portanto não há uma recomendação geral nem uma conduta única sobre o que fazer nesses casos. A análise é individualizada.

Indicações da ninfoplastia

A ninfoplastia é uma cirurgia plástica íntima que pode ser indicada para mulheres que têm excesso de pele nos pequenos lábios que causa incômodo e possíveis problemas de saúde. A cirurgia também pode ser indicada para mulheres que têm ninfas assimétricas ou hipertrofiadas.

No entanto, a realização da ninfoplastia deve ser avaliada com cuidado por um médico, levando em consideração fatores como a saúde da paciente, expectativas e objetivos da cirurgia.

Ninfoplastia: como é feita?

A ninfoplastia pode ser dividida em algumas etapas: preparação, procedimento e pós-operatório.

Preparação

Não há uma preparação específica para a paciente, mas a cirurgia não pode ser feita durante o período menstrual porque pode haver eliminação de sangue durante a cirurgia e dificultar a sua execução.

A paciente também recebe todas as informações referentes ao procedimento, como tempo de duração, o que será feito e pós-operatório. O cirurgião explica em detalhes todo o procedimento para que as expectativas da paciente não sejam frustradas. É fundamental que ela saiba antes da cirurgia exatamente o que será feito e os possíveis resultados.

Procedimento

O objetivo da ninfoplastia é retirar o excesso de tecido dos pequenos lábios sem prejudicar a sensibilidade da região.

A primeira etapa é a anestesia, geralmente feita com anestesia local e sedação, mas cada caso é analisado individualmente. A cirurgia pode ter duração de até 2 horas, mas geralmente é feita em 1 hora.

Depois da anestesia, o cirurgião faz todas as intervenções planejadas previamente. Por fim, para suturar os cortes, são utilizados fios cirúrgicos que serão absorvidos pelo corpo posteriormente. Assim, não há necessidade de a paciente voltar para retirar os pontos.

Outras intervenções podem ser associadas à ninfoplastia, como lipoaspiração na região do púbis, redução do clitóris, entre outras. Todas essas possibilidades são avaliadas e planejadas antes da cirurgia.

Pós-operatório

O pós-operatório exige alguns cuidados especiais, uma vez que a intervenção é feita em uma região bastante sensível do corpo. Além disso, é uma região que sofre contato em diversas atividades, como laborais, físicas e sexuais.

As atividades sexuais devem ser evitadas por 30 a 45 dias. O tempo pode variar porque é importante que os pontos tenham cicatrizado por completo antes do contato íntimo, e isso varia de uma mulher para outra e depende da intervenção feita.

As atividades físicas e as laborais também devem ser suspensas se envolverem contato direto na região. O médico avalia a rotina da paciente para dar as orientações adequadas à sua completa recuperação. Essa orientação também é individualizada.

Durante todo o pós-operatório a paciente deve ficar atenta aos pontos e utilizar roupas confortáveis para evitar o atrito e facilitar a cicatrização. Se houver sangramento ou infecção, a paciente precisa ser avaliada. Para evitar infecções, é importante manter uma boa higienização da região, principalmente após a micção e durante o banho.

*Clínica Dra. Eliene Perazzio:
Rua Prof. Almeida Cousin, 125 • 10º andar, sala 1018 Ed. Enseada Trade Center • Enseada do Suá • Vitória-ES CEP 29050-565