Zaganelli Oliveira | WhatsApp

Enxerto de gordura: o que é e quais os benefícios?

Por: Dr. Rafael Vidigal

No corpo humano, o termo gordura geralmente se refere aos triglicerídeos, uma vez que é dessa forma que é armazenada nos adipócitos, um tipo especializado de célula. Elas são sólidas ou semissólidas em temperatura ambiente e podem ser diferenciadas em saturadas e insaturadas.

Existem dois tipos de gorduras, um deles é denominado como gordura marrom ou tecido adiposo marrom. É o que tem a função termogênica, protegendo das variações bruscas de temperaturas corporal. Está mais presente em recém-nascidos e à medida que envelhecemos diminui. Em indivíduos adultos, corresponde apenas há cerca de 5% do tecido adiposo.

O outro tipo é a gordura branca, nela fica armazenada energia para o corpo. Quando em situação de exercício ou jejum prolongado, essas gorduras são recrutadas e podem ser usadas pelo músculo e pelo fígado para produzir energia.

É distribuída em quase toda região subcutânea, mas principalmente nas nádegas, coxas, abdome e peitos e em volta de diversos órgãos, incluindo todas as vísceras ocas, como estômago, intestinos e bexiga. Esse tipo de gordura proporciona ainda proteção mecânica, isso significa que protege os órgãos se houver algum tipo de impacto mais forte.

Por possuir tanta abrangência no corpo humano, a gordura branca tem se tornado importante ferramenta em vários procedimentos estéticos, tais como o enxerto de gordura ou lipoenxertia, lipoaspiração e a lipo HD.

Para entender em detalhes o enxerto de gordura e os seus benefícios, leia este texto!

O que é enxerto de gordura no tratamento estético?

O enxerto de gordura, conhecido também como lipoenxertia, é a técnica cirúrgica que utiliza o tecido adiposo autólogo, do indivíduo, para corrigir as deformidades ou preencher os tecidos moles, como as mamas, os glúteos, o contorno facial e a parte interna das coxas.

Por volta da década de 1980, a técnica de lipoaspiração por seringa se popularizou e sistematizou o método de retirada de gordura de forma simples e protegida. O norte-americano e cirurgião plástico Sydney Coleman, realizou estudos comprovando a segurança da coleta e transferência de gordura, desde que os devidos cuidados sejam observados durante os procedimentos.

O tecido adiposo autólogo é a gordura ideal para esse procedimento, uma vez que a premissa básica para correção de deformidades é de que o tecido seja o mais semelhante possível ao que será corrigido, pois sua textura leve e natural aplicada em quantidade razoável possui capacidade de reintegração permanente e dá um aspecto sutil. Além disso, as chances de rejeição são muito menores do que em outras técnicas.

Quais os benefícios do enxerto de gordura?

O enxerto de gordura pode promover a reestruturação de uma parte atrofiada, desgastada ou mesmo ausente em alguns lugares do corpo, também pode servir de tratamento e prevenção do envelhecimento cutâneo ou de deformidades congênitas. Ainda, é utilizado para o aumento e contorno de glúteos, mamas, coxas, face, entre outros, quando não estão em harmonia e há o desejo em mudar.

Por se tratar de um procedimento que coleta a própria gordura da pessoa por lipoaspiração e preenche a área desejada, as cicatrizes são mínimas. A técnica de utilização de cânulas faz com que a passagem de gordura pela pele seja sutil, não deixando marcas aparentes. A gordura, depois que é integrada ao local pretendido, dá um aspecto de melhoria e rejuvenescimento da parte, ainda mantendo uma consistência macia.

A cirurgia se dá em ambiente hospitalar e o tempo de permanência no hospital dependerá das áreas que foram operadas ou se outra cirurgia associada. A recuperação é rápida e tranquila, permitindo retomar as atividades normais após alguns dias de descanso.

O que esperar do enxerto de gordura?

É importante entender que o enxerto de gordura não tem o mesmo aspecto das próteses de silicone ou mesmo do preenchimento com ácido hialurônico. A lipoenxertia diminui as imperfeições, corrige algumas falhas e aumenta o volume das partes desejadas, deixando um aspecto natural.

No entanto, a flacidez e excesso de pele não serão resolvidos. Se o enxerto for aplicado no rosto, as linhas de expressão e rugas terão um aspecto mais jovem.

Como é feito o enxerto de gordura?

O procedimento é realizado pelas técnicas de lipoaspiração e lipoenxertia, isto é, a gordura é coletada por meio de uma pequena incisão (entre 3 e 5mm) feita na pele, por onde uma cânula romba é inserida, aspirando-a pela técnica de lipoaspiração, fazendo movimentos de vai e vem, coletando toda a gordura necessária.

O tecido adiposo coletado é colocado em um local estéril, onde é feita uma separação por gravidade de elementos (decantação).

Em seguida, os óleos e soros separados são descartados da gordura, ficando apenas a parte necessária para a lipoenxertia. O tecido adiposo é, então, introduzido e aplicado no local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *