Zaganelli Oliveira | WhatsApp

Como é feita a ninfoplastia?

Por: Dra. Fabrícia Leal Zaganelli

A ninfoplastia é um procedimento que retira o excesso de tecido nos pequenos lábios da vulva. Nesse sentido, é indicado principalmente para pacientes com hipertrofia dos pequenos lábios vaginais.

Portanto, além de melhorar a estética da região íntima e trazer mais confiança para as pacientes, esse procedimento cirúrgico visa aliviar desconfortos que podem impactar significativamente a qualidade de vida das pacientes, como dores durante atividades sexuais ou cotidianas.

Caso você esteja pensando em realizar o procedimento, é muito importante que você entenda como ele é feito. Vamos falar tudo sobre isso a seguir. Acompanhe!

Para quem a ninfoplastia é indicada?

A ninfoplastia é um procedimento indicado principalmente para pacientes com hipertrofia (excesso de tecido) dos pequenos lábios, o que pode causar as seguintes queixas:

  • dor à penetração (dispareunia superficial);
  • dor na região íntima durante atividades físicas e cotidianas;
  • infecções íntimas de repetição;
  • insatisfação com a aparência da região, o que pode levar a paciente a evitar relações sexuais e o contato íntimo, prejudicando sua vida afetiva.

Portanto, não é um procedimento apenas estético, ele tem um impacto na funcionalidade e na qualidade de vida das pacientes. Ainda assim, é importante observar que a cirurgia não é indicada para todos os casos de hipertrofia dos pequenos lábios, sendo necessário uma avaliação individual da vontade de cada paciente e de outros fatores.

Como é feita a ninfoplastia?

Os procedimentos cirúrgicos geralmente podem ser divididos em três etapas principais em relação à sua realização:

  • pré-cirúrgico (preparação);
  • per-cirúrgico (execução do procedimento);
  • pós-cirúrgico (recuperação e cuidados pós-operatórios).

Vamos explicar cada um deles a seguir:

Preparação

A ninfoplastia é um procedimento cirúrgico relativamente simples e, por isso, geralmente não demanda nenhuma preparação específica. Nesse sentido, o primeiro passo da preparação é a avaliação com o ginecologista que realizará o procedimento. É uma consulta médica em que ele fará perguntas sobre:

  • suas queixas em relação a região íntima, tais quais insatisfação com a aparência da vulva e dor durante as relações sexuais;
  • seu estado de saúde atual, como doenças prévias e medicação em uso;
  • sua vida reprodutiva e sexual;
  • seus hábitos de vida (tabagismo, etilismo e prática de atividades físicas, por exemplo).

Boa parte da consulta será dedicada também a entender seus objetivos e suas expectativas com o procedimento. Além disso, é necessário realizar o exame físico da região íntima para avaliar a anatomia da região, entender quais intervenções podem ser realizadas e outras informações fundamentais para o planejamento cirúrgico. A partir das informações coletadas, podem ser requisitados alguns exames pré-operatórios em alguns casos.

Na última parte da consulta, o médico fornece todas as informações necessárias para entender o procedimento:

  • tempo de duração;
  • como o procedimento é feito;
  • como é o pós-operatório;
  • quais são os resultados mais realistas para cada caso individualizado;
  • riscos e benefícios do procedimento.

Isso é fundamental para alinhar as expectativas para que você tome uma decisão livre e esclarecida sobre a cirurgia. No dia do procedimento, você deverá assinar um termo de consentimento, declarando que foi informada sobre esses dados pelo médico.

Per-operatório: a execução do procedimento

Para fazer a cirurgia, você será encaminhada para um bloco cirúrgico. A área do procedimento passa pela antissepsia para controlar o crescimento de microrganismos que podem causar infecções. Depois disso, é feita a anestesia do local. O tipo de anestesia depende de cada caso, mas geralmente envolve a aplicação de anestesia local e de sedativos.

Depois de certificar que você não está sentindo nenhuma dor, o médico realiza as intervenções planejadas durante a preparação. Como vimos, a ninfoplastia objetiva retirar o excesso de tecido dos pequenos lábios da vulva. Essa é uma região muito delicada, pois é ricamente inervada por terminações nervosas que contribuem para o prazer sexual. Por isso, o médico toma bastante cuidado para não lesionar estruturas, o que poderia comprometer a sensibilidade regional.

Além disso, de acordo com o planejamento prévio, outras intervenções podem ser realizadas, como:

  • lipoaspiração do púbis;
  • preenchimento dos grandes lábios;
  • redução do clitóris.

Por fim, o médico vai fechar as suturas com fios absorvíveis, os quais não necessitam ser retirados, pois são absorvidos pelo corpo.

Pós-operatório

O pós-operatório apresenta algumas especificidades por se tratar de uma região com sensibilidade elevada. Além disso, a região íntima está sujeita ao estresse físico devido ao atrito durante as relações sexuais ou atividades físicas, além do contato com roupas nas atividades diárias. Nesse sentido, é importante utilizar roupas confortáveis, evitando peças justas na região íntima.

Para evitar complicações, recomenda-se que as atividades sexuais sejam evitadas por 30 a 45 dias, devendo ser retomadas apenas após a cicatrização completa dos pontos. Atividades físicas que envolvem impacto ou atrito na região, como a musculação de membros inferiores, também devem ser evitadas.

O trabalho pode ser retomado após alguns dias. No entanto, atividades laborais que envolvem o contato direto na região devem ser suspensas completamente. Por isso, seu médico fará diversas perguntas sobre sua rotina para dar uma orientação individualizada.

Após o período indicado pelo médico, você poderá tirar o curativo para fazer a higienização da região, especialmente depois da micção e durante os banhos. Deve-se evitar esfregar a pele ao redor dos pontos ou o uso de esponjas de banho.

Seu médico também marcará consultas de avaliação dos resultados da ninfoplastia a fim de verificar a cicatrização, tirar eventuais dúvidas e saber sobre sua satisfação com os efeitos do procedimento. Caso haja sinal de sangramento ou infecção (febre, dor intensa no local, presença de pus), você deve procurá-lo para uma consulta antes da planejada inicialmente.

Quer saber mais sobre a ninfoplastia e seus benefícios? Toque aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *