Zaganelli Oliveira | WhatsApp

O que é ninfoplastia?

Por: Dra. Fabrícia Leal Zaganelli

Os tratamentos estéticos são aqueles que visam melhorar a aparência de uma região do corpo, tendo em vista os objetivos da paciente. Até pouco tempo, eles eram vistos como uma questão de vaidade. No entanto, a cada dia, temos percebido que uma boa autoimagem é um fator importantíssimo para que as pessoas sintam bem-estar.

Com isso, elas podem sentir mais confiança em suas vidas. Esse é um dos objetivos da ninfoplastia, ou labioplastia, o procedimento estético íntimo mais realizado no Brasil atualmente. Na ginecologia, temos visto que é um procedimento que vem empoderando cada vez mais mulheres.

Afinal, hoje em dia, vemos a saúde feminina como um aspecto multifatorial, que envolve não apenas a ausência de doença, mas também: nutrir a saúde mental, melhorar hábitos de vida e promover o bem-estar. É olhar para a medicina e as outras áreas da saúde no que elas têm de melhor para melhorar a mulher como um todo, inclusive sua autoestima.

Nesse sentido, a ninfoplastia é uma pequena cirurgia que busca a remodelação dos pequenos lábios da vulva, o que pode ajudar bastante na vida íntima da paciente. Portanto, não é somente um procedimento estético, mas também uma medida que pode melhorar a funcionalidade da mulher, reduzindo o desconforto durante as relações sexuais.

Quer saber mais sobre a ninfoplastia, o que ela é e como ela é feita? Confira nosso artigo sobre o tema!

O que é a ninfoplastia?

A ninfoplastia atualmente é um procedimento tão popular que ultrapassou a cirurgia de colocação de implante de silicone mamário. É muito interessante olharmos o significado de cada parte da palavra “ninfoplastia” para compreendê-la. “Ninfo-” vem de “ninfas”, isto é, os pequenos lábios. Já “-plastia” é utilizada para indicar procedimentos cirúrgicos com a finalidade de reparar ou restaurar alguma estrutura.

Portanto, podemos dizer que a ninfoplastia é um conjunto de técnicas para reduzir e remodelar os pequenos lábios da vulva. Por isso, deve ser realizada por ginecologistas experientes na região íntima.

O sistema reprodutor feminino

Os pequenos lábios fazem parte da vulva, que é a área mais externa do sistema reprodutor feminino, sendo composta também de outras estruturas, como:

A função dos pequenos e grandes lábios é proteger a vagina e as outras estruturas da vulva contra a entrada de microrganismos e substâncias nocivas. Além disso, eles apresentam diversas terminações nervosas, sendo um componente importante da função sexual.

O principal objetivo da ninfoplastia é corrigir a hipertrofia dos pequenos lábios, que pode causar problemas, como:

  • dispareunia (dor à penetração);
  • desconforto na prática de algumas atividades físicas e cotidianas;
  • risco aumentado de infecções íntimas.

Portanto, a ninfoplastia objetiva melhorar a funcionalidade da mulher.

Como a ninfoplastia ajuda a melhorar a função sexual da mulher?

Um dos objetivos principais da ninfoplastia é devolver a confiança e o prazer na mulher na sua vida sexual. A função sexual humana pode ser categorizada em cinco fases principais, e a ninfoplastia ajuda a amenizar os seguintes efeitos do excesso de tecido na vulva:

Desejo

Envolve fantasias sobre atividade sexual e o desejo de se engajar em tais atividades. Se a mulher não se sente confiante com a aparência da sua vulva, ela possivelmente terá dificuldade para criar imagens de uma relação sexual com outra pessoa.

Excitação

Envolve uma resposta física ao desejo sexual. Durante essa fase, há um aumento do fluxo sanguíneo para os genitais, levando à lubrificação vaginal e inchaço do clitóris e dos lábios vaginais. Pode haver também um aumento na frequência cardíaca e na respiração. O excesso de tecido na região pode causar desconforto durante o momento de excitação.

Platô

A excitação atinge um máximo durante esta fase, e a mulher sente uma sensação de “quase lá”. Os sinais físicos da excitação, como a ereção do clitóris e o inchaço da vulva, são mais intensos e pode haver alterações na coloração dos genitais devido ao aumento do fluxo sanguíneo.

Por isso, a hiperplasia vulvar pode se tornar tão desconfortável durante a atividade sexual. Como há um inchaço natural da região durante o sexo, o excesso de tecido pode fazer com que surja dor, queimação e outros sintomas.

Orgasmo

É o clímax da atividade sexual, envolvendo contrações musculares ritmadas na região pélvica e uma sensação geral de prazer. É frequentemente acompanhada por uma sensação intensa de prazer e liberação.

Envolve também um componente psíquico de relaxamento intenso. Por isso, o orgasmo pode não ocorrer se a mulher estiver ansiosa com o desconforto ou preocupada com a aparência dos pequenos lábios.

Resolução

É a fase após o orgasmo, fazendo com que o corpo volte ao seu estado normal. Nessa fase, a hiperplasia da vulva pode impactar no sentido de fazer com que a paciente fique se questionando sobre o que a parceria íntima achou da relação sexual.

Como é feita a ninfoplastia?

Na ninfoplastia, o ginecologista busca remover o excesso de tecido dos pequenos lábios mantendo a sensibilidade da área. O procedimento envolve os seguintes passos:

  1. anestesia: Normalmente é aplicada anestesia local com sedação, mas isso varia de acordo com cada paciente;
  2. intervenção cirúrgica: após anestesiar, o cirurgião realiza os cortes e ajustes previamente planejados. O procedimento pode levar até 2 horas, mas geralmente é concluído em 1 hora;
  3. sutura: os cortes são fechados com fios cirúrgicos que o corpo absorve, eliminando a necessidade de remoção posterior de pontos;
  4. intervenções adicionais: outros procedimentos estéticos íntimos, como o laser vaginal e o preenchimento dos grandes lábios, podem ser associadas à ninfoplastia no plano terapêutico da paciente para otimizar os resultados.

Conquistar uma imagem que contribua para a autoconfiança e a assertividade é diferente da busca incessante por uma aparência ideal com base em padrões inatingíveis. Nesse sentido, a ninfoplastia é um procedimento que pode ajudar muitas mulheres que vêm tendo dificuldade em sua vida sexual devido ao grande volume de seus lábios.

Seu objetivo é fazer com que elas se sintam mais empoderadas quando olham seu corpo no espelho e voltem a ter uma vida sexual mais prazerosa. Na ginecologia, sabemos que isso é fundamental para a saúde física e mental das nossas pacientes.

Avalie com seu ginecologista o melhor tratamento para você.

Quer saber mais sobre a ninfoplastia e como ela é feita? Confira nosso outro artigo sobre o tema!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *