Zaganelli Oliveira | WhatsApp

Vibrolipoaspiração: como é feita?

Por: Dr. Rafael Vidigal

Hoje, existem muitos recursos da cirurgia plástica para você deixar o corpo como sonha! Essas técnicas também podem ser indicadas para corrigir uma série de problemas que podem surgir por qualquer razão em seu corpo. E, hoje, os riscos são muito menores.

A vibrolipoaspiração é um procedimento cirúrgico mais frequentemente indicado para melhorar a aparência do abdômen, coxas e braços. A quantidade de gordura que pode ser removida do corpo com segurança depende de vários fatores, incluindo a idade do paciente, a saúde e a quantidade de gordura presente. A técnica normalmente remove apenas um volume restrito de gordura em cada procedimento para minimizar o risco de complicações.

É também importante saber que há normas do Conselho Federal de Medicina para limitar a quantidade de tecido retirado no procedimento. Nesse sentido, priorize sua segurança por mais que deseje resultados mais rápidos. Seu cirurgião plástico tomará todos os devidos cuidados para que o procedimento seja um sucesso e não haja intercorrências durante e após a operação.

A lipoaspiração não é um procedimento para perda de peso e é fundamental que você tenha expectativas realistas sobre os resultados dessa cirurgia. A maioria dos pacientes precisará continuar com uma dieta saudável e se exercitar regularmente após a cirurgia para manter seus resultados. No entanto, seguindo as recomendações do cirurgião plástico, os resultados são muito positivos, melhorando significativamente a autoestima e a autoimagem dos pacientes.

Quer saber mais sobre o tema? Acompanhe nosso post!

O que é a vibrolipoaspiração?

A vibrolipoaspiração é um tipo de cirurgia plástica que usa vibrações para facilitar o descolamento e a quebra do tecido adiposo antes de sugá-lo para fora do corpo. Esse procedimento é frequentemente usado para áreas específicas de gordura que são resistentes à dieta e exercícios, como o abdômen, os flancos, culotes, coxas ou braços.

Como é feita a vibrolipoaspiração?

Há algumas coisas a considerar ao planejar a cirurgia de lipoaspiração:

  1. Primeiro, você precisa escolher um cirurgião respeitável que tenha experiência em realizar o procedimento;
  2. Em segundo lugar, você precisa ter certeza de que está fisicamente saudável o suficiente para se submeter à cirurgia. Para isso, realizamos uma avaliação pré-cirúrgica e pré-anestésica completa. A lipoaspiração é um procedimento relativamente seguro, mas ainda há riscos envolvidos. Se você não estiver bem de saúde, pode estar em maior risco de complicações;
  3. Terceiro, você precisa ter expectativas realistas sobre os resultados da cirurgia e estar preparado para o processo de recuperação;
  4. Quarto, você precisa escolher o tipo certo de procedimento de lipoaspiração para suas necessidades. Para lhe ajudar, seu cirurgião possivelmente vai explicar as opções para que você entenda os riscos e complicações associadas ao procedimento. Com isso, você poderá escolher entre a lipoaspiração tradicional, a vibrolipoaspiração, a miniplástica do abdômen, a lipoescultura, entre outras possibilidades.

Depois de encontrar um cirurgião em potencial, você deve agendar uma consulta com ele. Durante a consulta, você deve perguntar sobre a experiência do cirurgião e as técnicas que ele realiza.

O procedimento

A cirurgia leva cerca de 1-2 horas, dependendo da quantidade de gordura a ser removida. Procedimentos de menor porte (minilipoaspiração) geralmente são feitos com anestesia local. 

Quando a intervenção for mais extensa, envolvendo uma área maior e/ou técnicas adicionais (como o enxerto de gordura), a vibrolipoaspiração é realizada sob anestesia peridural ou geral, o que significa que você estará dormindo durante o procedimento.

Pós-cirúrgico

Após o procedimento, você provavelmente sentirá alguma dor e desconforto, que podem ser controlados com medicamentos. 

Você precisará usar uma roupa de compressão por algumas semanas para ajudar a reduzir o inchaço. A maioria das pessoas pode retornar ao trabalho dentro de uma semana, mas você precisará evitar atividades extenuantes por pelo menos 4-6 semanas.

Lipo tradicional e vibrolipoaspiração: comparação

Em todo o tipo de lipoaspiração, o cirurgião plástico necessita empregar algum tipo de força para a liberação das células de gordura. Afinal, o tecido adiposo não é composto apenas por gordura. Ele contém também muitas fibras elásticas e colágenas, o que dificulta a sua remoção.

Na lipo tradicional, é a força manual do cirurgião que oferece a mecânica necessária para o descolamento. No entanto, isso aumenta o trauma local e pode causar mais complicações. Por isso, buscamos diversos avanços para aprimorar a técnica até que chegamos na vibrolipo, que é um recurso extremamente inovador. Ele pode potencializar os resultados que você tanto deseja.

As vibrações da cânula de sucção envolvem um movimento de vaivém que ajuda a soltar as células de gordura. 

Esse tipo de vibrolipoaspiração pode ser menos invasivo do que a lipoaspiração tradicional. Isso torna a vibrolipoaspiração uma opção mais segura para aqueles que não são indicados para a cirurgia tradicional.

Contudo, tanto a vibrolipoaspiração quanto a lipoaspiração tradicional são métodos eficazes para remover a gordura indesejada. O tipo de procedimento certo para você será recomendado por suas necessidades e objetivos individuais. 

Seu cirurgião vai discutir os benefícios e riscos de cada tipo de procedimento com você e ajudá-lo a tomar a melhor decisão para sua situação.

Quer saber mais sobre a vibrolipoaspiração e para quem ela está indicada? Confira nosso artigo sobre o tema!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *