Zaganelli Oliveira | WhatsApp

Tenossinovite estenosante: o que é, sintomas, diagnóstico e tratamento

Por: Dr. Sonival Azevedo Oliveira

A tenossinovite é uma condição causada pela inflamação da bainha do tendão, um tecido resistente que reduz o atrito entre os músculos e tendões enquanto eles se movem. Essa inflamação pode resultar em dor, inchaço e redução da amplitude de movimento na articulação afetada.

Ela está intimamente relacionada com a tendinite, que é a inflamação dos próprios tendões e, muitas vezes, elas ocorrem simultaneamente. Ambas as condições podem apresentar os mesmos sintomas. O tratamento geralmente envolve repouso, gelo e imobilização local, juntamente com medicamentos, cirurgias e fisioterapia quando necessários.

Quer saber mais sobre o tema? Acompanhe até o fim!

O que é tenossinovite?

A principal causa da doença são os movimentos repetitivos que irritam e inflamam a bainha do tendão. Isso pode ser causado por:

  • Digitar ou clicar em um mouse por longos períodos;
  • Segurar um objeto como uma ferramenta ou utensílio;
  • Usar um músculo excessivamente durante o exercício;
  • Fazer movimentos repetidos no trabalho ou atividades de lazer.

Traumas agudos na área afetada também podem levar à condição. Além disso, artrite ou outras condições inflamatórias podem fazer com que a área ao redor da bainha se torne mais estreita, desencadeando a tenossinovite estenosante.

Sintomas da tenossinovite

Os sinais e sintomas mais frequentes são:

  • Dor, sensibilidade e rigidez na área afetada;
  • Inchaço ao redor da articulação afetada;
  • Desconforto ao longo do trajeto tendão;
  • Diminuição da amplitude de movimento;
  • Crepitação durante o movimento;
  • Nódulos na área afetada.

A tenossinovite estenosante pode ter um impacto significativo na vida cotidiana de uma pessoa:

  • Reduzir significativamente a capacidade de uma pessoa para realizar certas tarefas do dia a dia, como fazer compras, limpar a casa, praticar esportes ou até mesmo passear;
  • Reduzir a disposição diária, pois pode ser uma fonte de imensa dor e fadiga;
  • Prejudicar a capacidade de autocuidado, especialmente quando acontece em idosos;
  • Reduzir a capacidade laboral da pessoa e levar a afastamentos médicos por períodos prolongados;
  • Levar à diminuição da qualidade de vida devido à redução da funcionalidade.

Diagnóstico da tenossinovite estenosante

O diagnóstico de tenossinovite estenosante pode ser feito por um ortopedista após ele obter um histórico médico completo e realizar um exame físico. Exames de imagem, como ressonância magnética e ultrassonografias, podem ser usados para confirmar a suspeita diagnóstica inicial. Contudo, nem sempre são necessários.

Diante da suspeita de infecção e doenças autoinflamatórias, geralmente requisitamos também exames de sangue para avaliar a presença de marcadores de inflamação e de autoimunidade. Em alguns casos mais desafiadores, outros exames complementares podem ser necessários, como a biópsia e análise anatomopatológica.

Tratamento da tenossinovite estenosante

As opções de tratamento para esta condição variam de acordo com a avaliação individualizada de cada caso. O principal objetivo do tratamento é reduzir a inflamação e limitar a quantidade de movimento na área afetada.

Opções não cirúrgicas, como imobilização, repouso, medicação anti-inflamatória não esteroide e fisioterapia/terapia ocupacional são normalmente recomendadas pelos médicos antes de considerar uma abordagem mais invasiva.

A tala e o repouso podem proporcionar alívio, dando tempo ao tendão inflamado para cicatrizar. Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides também podem reduzir o inchaço. A fisioterapia envolve exercícios de alongamento para aumentar a flexibilidade da bainha do tendão.

Se as medidas conservadoras não forem eficazes no alívio dos sintomas, o médico pode recomendar uma injeção de corticosteroide, que pode proporcionar alívio temporário da dor e do inchaço. Em certos casos, pode ser necessário uma microcirurgia para retirar a faixa de tecido que restringe a articulação a fim de permitir que o tendão se mova livremente.

O prognóstico para tenossinovite estenosante geralmente é bom. Em outras palavras, com tratamento e cuidados adequados, a maioria dos casos de tenossinovite estenosante pode ser resolvida. Quanto antes o tratamento for iniciado, melhores são as chances de recuperação da funcionalidade.

As estratégias de prevenção para tenossinovite estenosante podem incluir:

  • Aquecimento antes da atividade física;
  • Alongamento após as atividades que envolvem um maior estresse muscular;
  • Pausas regulares em tarefas de natureza repetitiva;
  • Exercícios de fortalecimento muscular;
  • Se as atividades envolverem o uso de máquinas vibratórias, utilização de luvas acolchoadas e outros equipamentos de proteção.
  • Controle adequado das doenças que causam inflamação

Embora os pacientes possam experimentar níveis variados de desconforto e sintomas, a maioria dos casos pode ser tratada sem complicações a longo prazo ou danos à articulação. Com tratamento adequado e modificação do estilo de vida, os pacientes com tenossinovite estenosante podem ter uma rotina normal e sem dor.

Portanto, diagnosticar e tratar tenossinovite estenosante precocemente é essencial para manter a saúde e a mobilidade das articulações. Isso permite que os profissionais médicos façam um diagnóstico preciso e iniciem um plano de tratamento adequado para uma recuperação mais rápida e efetiva. Assim, podemos prevenir o agravamento dos sintomas e  reduzir o risco de desenvolvimento de degeneração da articulação.

Quer saber mais sobre a tenossinovite estenosante, como ela pode ser diagnosticada e tratada oportunamente? Não deixe de conferir nosso artigo completo sobre o tema!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *