Zaganelli Oliveira | WhatsApp

O que são vértebras?

Por: Dr. Sonival Azevedo Oliveira

A ortopedia é a especialidade médica que cuida da saúde dos músculos, articulações e ossos (como as vértebras). Nesse sentido, os ortopedistas têm o objetivo de prevenir, tratar e reabilitar lesões, como a cervicobraquialgia.

As vértebras são os ossos que formam a coluna vertebral, a principal estrutura de sustentação do corpo humano. Por causa delas, conseguimos nos manter em posição em pé e sentada. Portanto, se alguma condição compromete a saúde delas, a pessoa pode sofrer uma perda significativa da funcionalidade.

Quer saber mais sobre o tema? Acompanhe!

A coluna vertebral

A coluna vertebral humana é dividida em cinco diferentes regiões de acordo com as curvas anatômicas que apresenta:

  • Cervical;
  • Torácica;
  • Lombar;
  • Sacro;
  • Cóccix.

Os tipos de vértebras também variam de acordo com essa mesma classificação. O nosso corpo apresenta sete vértebras cervicais, doze vértebras torácicas e cinco vértebras lombares.

Em casos raros, o número de vértebras em cada região pode variar em algumas pessoas. No entanto, devido à importância da coluna cervical, seu número tende a não variar significativamente.

Entre a maioria das vértebras, existe um disco de cartilagem que tem a função de proteger os ossos contra o atrito e suavizar a movimentação. Contudo, as vértebras do sacro e do cóccix são fundidas, o que as tona incapazes de se articular.

Dentro da coluna vertebral, passa uma estrutura fundamental para o corpo humano: a medula espinhal, que faz parte do sistema nervoso. A medula espinhal está conectada diretamente no encéfalo (cérebro, cerebelo e tronco encefálico), uma região do crânio responsável por coordenar grande parte das funções dos nosso corpo.

Por exemplo, os movimentos voluntários dos nossos músculos e articulações:

  • O comando se inicia no cérebro;
  • Os sinais elétricos passam pela medula espinhal, da qual saem diversos nervos;
  • Por fim, o sinal chega até o músculo promovendo sua contração.

A medula também transmite as sensações que sentimos na pele, nos músculos, nos ossos e nas outras estruturas. Exemplificando, quando nos machucamos, as terminações nervosas da pele geram um estímulo. Esse sinal é transmitido pelos neurônios até a medula espinhal até o encéfalo. Assim, sentimos a sensação de dor.

O que são vértebras?

As vértebras são os ossos que compõem a coluna vertebral. Ao longo da coluna, as vértebras se adaptam para aumentar a eficiência dos movimentos e reduzir o impacto físico. Portanto, suas características (tamanho, morfologia e volume) variam de acordo com a região. Patologias, como o “bico de papagaio”, podem alterá-las de forma significativa e trazer o comprometimento da funcionalidade das pessoas.

As vértebras são ossos com uma morfologia bastante peculiar. De forma geral, podemos dividi-los em:

  • Disco vertebral, que é o corpo da vértebra, uma porção larga e densa de osso. Esse formato é muito importante para lidar com a pressão causada pelo peso do corpo;
  • Arco vertebral, o qual é a porção mais irregular e delgada. A maioria das vértebras apresenta 3 processos espinhosos, que são prolongamentos para a fixação dos músculos. Com isso, a coluna vertebral consegue gerar movimentos de rotação de um lado para o outro, assim como a flexão para baixo e a extensão para cima.

Entre o disco e o arco, existe um espaço chamado de canal vertebral. Por ele, passa a medula espinhal.

Os processos espinhosos se encaixam um no outro para “montar” a coluna vertebral. Já, entre o corpo das vértebras ficam posicionados ligeiramente acima um dos outros e são separados por cartilagens (discos intervertebrais)..

No entanto, existem algumas regiões da coluna em que as vértebras não apresentam as características explicadas acima:

  • O atlas, que é a primeira vértebra da coluna, mas não tem corpo nem nenhum processo espinhoso;
  • Áxis, que é a segunda vértebra, mas também não apresenta o corpo;
  • Sacro, que é um grande osso achatado que se inicia no fim da coluna torácica;
  • Cóccix, uma pequena formação óssea no final da coluna.

O que pode afetar as vértebras?

Existem diversas condições que atingem as vértebras. Vamos falar sobre as principais a seguir.

Desvios da coluna

São defeitos congênitos ou adquiridos das vértebras, fazendo com que os eixos da coluna se modifiquem:

  • Escoliose, na qual a coluna se desvia lateralmente, formando uma irregularidade parecida com a forma da letra “S” em uma de suas regiões;
  • Acentuamento da cifose torácica, que torna a curvatura da região mais aguda;
  • Aumento da lordose lombar, que é o aprofundamento do ângulo da coluna lombar;
  • retificação ou inversão da coluna cervical, que é a redução ou perda da lordose cervical normal.

Cervicobraquialgia

É uma condição que se origina na coluna cervical, que abrange as sete primeiras vértebras da coluna (C1 a C7).

As dores na região são um dos sintomas mais frequentes nos consultórios de ortopedia. Em boa parte dos casos, representam lesões agudas, as quais melhoram com o tempo. No entanto, os processos podem se tornar crônicos, devido a:

  • Estresse físico prolongado na região;
  • Postura inadequada;
  • Doenças reumatológicas;
  • Envelhecimento.

Assim, pode surgir a cervicobraquialgia, que é caracterizada pela dor na coluna cervical com irradiação para ombros, braços e mãos. A cervicobraquialgia é um quadro que pode se manifestar em doenças, como osteoartrose e a hérnia de disco.

O tratamento das doenças das vértebras depende das características de cada paciente. Em todo caso, deve ser conduzido por um bom ortopedista. Afinal, trata-se de uma região muito complexa do corpo, o que exige muita experiência no manejo. Com isso, aumentam-se as chances de recuperação das lesões.

Quer saber mais sobre a cervicobraquialgia e seus sintomas? Confira nosso artigo sobre o tema!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *