Zaganelli Oliveira | WhatsApp

O que é peeling dos grandes lábios ou peeling íntimo?

Por: Dra. Fabrícia Leal Zaganelli

Procedimentos estéticos íntimos, como o peeling dos grandes lábios, têm demonstrado um impacto significativo na qualidade de vida das mulheres. Ao optar por eles, muitas mulheres relatam um aumento na autoestima e na confiança em sua sexualidade e aparência pessoal. Isso pode, por sua vez, melhorar os relacionamentos interpessoais e a satisfação sexual, potencialmente reduzindo a ansiedade e desconforto em relação à própria imagem. Além disso, esses procedimentos também podem proporcionar benefícios físicos, aliviando desconfortos.

Ao proporcionar uma sensação de aceitação e satisfação com seu corpo, tais procedimentos podem contribuir para uma maior qualidade de vida, promovendo a positividade corporal. Quer saber mais sobre o peeling dos grandes lábios, um dos procedimentos íntimos mais procurados atualmente? Confira nosso post até o final!

O que é peeling dos grandes lábios ou peeling íntimo?

O peeling é um dos procedimentos estéticos mais realizados atualmente, podendo ser aplicado na pele de diversas regiões do corpo. Peeling é uma palavra inglesa que significa “descamar”. A técnica, portanto, envolve a aplicação de substâncias químicas ou a esfoliação mecânica da pele. Isso pode trazer benefícios, como:

  • uniformização da textura;
  • redução de rugas;
  • clareamento.

As soluções químicas usadas para o peeling podem ser de diferentes tipos, como ácidos orgânicos, cujas composição e concentração variam de acordo com a profundidade desejada do peeling.

Essa solução química é deixada na pele por um período específico, que varia de acordo com o tipo de peeling. Após esse tempo, a solução é removida ou neutralizada, e a pele é cuidadosamente lavada. Durante os dias subsequentes ao procedimento, a pele descama, revelando uma nova camada mais suave e rejuvenescida.

O peeling dos grandes lábios é um procedimento estético íntimo (como o laser vaginal, o preenchimento de grandes lábios e a ninfoplastia), em que busca-se uma descamação mais superficial da pele. Por isso, são utilizados ácidos mais fracos e em concentração mais baixa. As sessões duram cerca de 30 minutos, respeitando o intervalo mínimo de 30 dias entre as sessões.

Isso permite que a pele se recupere dos efeitos químicos, reduzindo o risco de complicações e efeitos colaterais. A quantidade de sessões dependerá das características individuais da paciente e da resposta ao tratamento.

A principal motivação para a realização do peeling dos grandes lábios é geralmente o clareamento da pele da região, que tem uma maior concentração de melanócitos (as células produtoras de melanina) do que outras áreas do corpo. A melanina é o pigmento que fornece a cor escura à pele, então regiões com mais melanócitos tendem a ser mais escuras.

O peeling químico remove as camadas mais externas da pele, onde se acumulam células com pigmentação irregular ou danificada. Isso resulta em uma redução visível de manchas escuras e uma melhoria na uniformidade da pigmentação da pele. Além disso, alguns peelings contêm agentes de despigmentação, que têm a capacidade de inibir a produção de melanina pelos melanócitos.

Indicações

Os grandes lábios podem se tornar mais escuros devido a diferentes fatores, como:

  • envelhecimento natural da pele;
  • distúrbios hormonais;
  • gestação;
  • aplicação de produtos não indicados para essa sensível região;
  • atrito em geral;
  • depilação;
  • suor em excesso sem a devida higienização.

As manchas escuras podem causar uma insatisfação em algumas mulheres, que buscam o procedimento para conquistar mais autoconfiança em relação à imagem da região íntima, melhorando, assim, a qualidade de vida. Alguns desses fatores não são evitáveis. Por exemplo, grande parte das mulheres terá algum nível de escurecimento dos grandes lábios devido ao envelhecimento natural da pele.

Além disso, o peeling dos grandes lábios pode trazer outros benefícios, como:

  • uniformização da textura superficial da pele;
  • estimulação da produção de colágeno;
  • facilita a higienização da área íntima.

Conforme a necessidade do paciente, o procedimento pode ser feito também em outras áreas da região íntima, como a virilha e o monte pubiano.

Como é feito o peeling químico?

O peeling dos grandes lábios é um procedimento delicado e precisa ser feito por um profissional capacitado, preferencialmente um ginecologista capacitado para procedimentos na região íntima. Afinal, a região da vulva é muito sensível, pois está em íntimo contato com a mucosa vaginal. Ao contrário da pele, as mucosas não contêm uma camada espessa de queratina. Com isso, o contato com o ácido pode provocar queimaduras químicas.

A primeira etapa é a avaliação por um profissional capacitado e experiente. Isso garante maiores segurança e a eficácia do procedimento. Na consulta, o ginecologista vai:

  • analisar a região para planejar o tratamento;
  • determinar as causas do escurecimento da pele dos grandes lábios;
  • identificar se há algum tipo de contraindicação para a realização da técnica.

Nessa consulta, o médico também conversará sobre:

  • as suas expectativas e objetivos com o procedimento;
  • os fatores que podem influenciar a sua resposta individual ao tratamento.

Esse alimento é fundamental para que você saiba o que esperar do tratamento de forma realista. Os procedimentos de pele estéticos, em geral, não objetivam eliminar completamente o escurecimento e a textura irregular, mas melhorá-los de forma substancial.

Depois disso, são agendadas as sessões que envolvem as seguintes etapas:

  • o procedimento é realizado em posição ginecológica;
  • a região será higienizada e preparada para a aplicação da solução química;
  • a solução é aplicada com bastante cuidado para não atingir a mucosa vaginal;
  • após 30 minutos, o ácido é removido;
  • logo depois, podem ser aplicados medicamentos tópicos para facilitar a regeneração celular.

O procedimento é indolor e geralmente não demanda afastamento do trabalho. Alguns cuidados adicionais são necessários para garantir melhores resultados:

  • evitar relações sexuais por aproximadamente 5 dias;
  • utilizar roupas que mais folgada e de tecidos mais leves;
  • não expor a região ao sol.

Portanto, ao promover o clareamento da pele e reduzir manchas escuras, o peeling dos grandes lábios pode aumentar a autoconfiança e a satisfação pessoal, contribuindo para uma melhor imagem corporal e bem-estar emocional. A realização desses procedimentos deve ser cuidadosamente planejada e executada por profissionais qualificados, garantindo segurança e eficácia.

Quer saber mais sobre o peeling dos grandes lábios? Toque aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *