Zaganelli Oliveira | WhatsApp

Mãos e punhos: lesões mais comuns no esporte e cuidados

Por: Dr. Sonival Azevedo Oliveira

Os tipos mais comuns de lesão na mão e no punho são as entorses, as fraturas, as luxações e as tendinites. Elas podem ser causadas de várias maneiras, como esforço excessivo, movimentos repetitivos ou impactos traumáticos. Além disso, podem ocorrer em várias pessoas, independentemente da idade ou ocupação.

O sintoma mais comum de lesões na mão e no punho pode ser dor e inchaço, bem como inflamação na área afetada. Muitas dessas lesões podem ser tratadas com repouso, imobilização com órtese ou tala e medicamentos para alívio da dor. Em casos mais graves, fisioterapia, injeções de anti-inflamatórios, microcirurgias e tratamentos mais invasivos podem ser necessários.

Para evitar lesões nas mãos e no punho, as pessoas devem praticar a ergonomia adequada, desenvolver força e flexibilidade por meio de exercícios, além fazer pausas regulares nos movimentos repetitivos, se necessário. Entretanto, os atletas devem ir além dos cuidados básicos, pois estão em maior risco para diversos tipos de lesões ortopédicas. Quer saber mais sobre o tema? Acompanhe!

Lesões da mão e do punho mais comuns em atletas

Nos atletas, o sistema osteomuscular fica sob um estresse muito mais intenso e prolongado. Por isso, elas estão mais sujeitas a lesões da mão e do punho, necessitando de abordagens mais específicas desde a prevenção até o tratamento.

Entorses e distensões

Entorses e distensões por uso excessivo ou treinamento excessivo são lesões comuns entre atletas e indivíduos ativos:

  • As entorses ocorrem quando os ligamentos são estirados ou rompidos, causando dor, inflamação e diminuição do movimento;
  • As distensões ocorrem quando os músculos ou tendões são esticados demais, causando dor, inflamação, fraqueza e dificuldade de mover a área afetada.

Ambos os tipos de lesões podem ser causados por muita repetição ou início de um programa de exercícios sem o devido aquecimento, ou por traumas durante a prática esportiva. Os tratamentos incluem repouso, gelo, compressão e elevação. Em casos graves, podem ser necessários procedimentos invasivos.

Síndrome de De Quervain

Também conhecida como Tenossinovite de De Quervain, é uma condição que causa dor, inchaço e sensibilidade no polegar e no punho devido à inflamação dos tendões e suas bainhas.

Os sintomas podem incluir dor ao fechar o punho, ao pegar objetos ou ao girar o punho. O tratamento geralmente envolve imobilização do punho, medicamentos anti-inflamatórios, injeções de corticosteroides, fisioterapia / terapia ocupacional e, em casos graves, microcirurgia.

Fraturas no punho

É uma lesão atlética comum, especialmente em esportes de contato, como o futebol e as lutas marciais. Ocorre quando um ou mais ossos do punho se quebram, resultando em dor, inchaço e deformação da articulação.

As possíveis causas incluem quedas sobre a mão estendida, golpes diretos na mão ou no punho, além de torque excessivo na articulação. O tratamento geralmente requer imobilização com gesso ou órtese, dependendo da gravidade da fratura. Em casos graves, pode ser necessária intervenção cirúrgica. O tempo de recuperação depende da gravidade da fratura, mas geralmente varia de seis  a doze  semanas.

Dedo em gatilho

O dedo em gatilho é uma condição que afeta, principalmente, os atletas de esportes competitivos que exigem movimentos repetitivos. O atleta geralmente sente dor ou um estalo quando o dedo se move e, se não for tratado, o dedo pode ficar travado na posição dobrada. O tratamento para o dedo em gatilho em atletas geralmente inclui repouso, terapia e, em alguns casos, cirurgia.

Outros tipos de lesão nas mãos e no punho em atletas

  • Tendinite: mais comum em jogadores de basquete e futebol;
  • Dedo em martelo: mais comum em jogadores de beisebol e softbol;
  • Rupturas do ligamento colateral ulnar (UCL): mais comuns em arremessadores de beisebol e jogadores de tênis;
  • Síndrome do túnel do carpo: mais comum em ciclistas, jogadores de golfe e remadores;
  • Cotovelo de tenista: mais comum em jogadores de golfe, beisebol e tênis;
  • Impacto nervoso: mais comum em golfistas, jogadores de basquete e de futebol.

Como atletas podem prevenir lesões na mão e no punho?

Para evitar lesões nas mãos e no punho, o primeiro passo é aquecer e alongar adequadamente. Isso não só ajuda a prevenir lesões, mas também pode melhorar o desempenho. Por exemplo, os exercícios com pesos leves ajudarão a fortalecer os músculos dos punhos e das mãos e a prepará-los para atividades mais extenuantes.

Sempre que possível, devem usar um equipamento de proteção adequado. Por exemplos, as faixas e as luvas de exercícios são uma ótima maneira de fornecer suporte e estabilidade aos punhos e mãos para ajudar a prevenir lesões.

Elas são fundamentais, por exemplo, para atletas do tênis, que é um dos esportes que mais exigem da articulação do punho. Por fim, os profissionais devem descansar e ouvir seus corpos quando sentirem qualquer dor ou desconforto para evitar tensão excessiva ou mais lesões.

Sempre que tiver uma lesão, o atleta deve buscar um ortopedista urgentemente, pois a falta de tratamento oportuno pode provocar sequelas e afastá-lo do esporte permanentemente. Tomando essas precauções simples, os atletas podem ajudar a proteger suas mãos e punhos contra lesões e maximizar seu desempenho.

Quer saber mais sobre a microcirurgia, uma abordagem minimamente invasiva para tratar lesões esportivas mais graves? Confira nosso artigo completo sobre o tema!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *