Zaganelli Oliveira | WhatsApp

Lipoescultura: saiba mais sobre a técnica

Por: Dr. Rafael Vidigal

É comum haver dúvidas sobre as diferenças entre lipoescultura e lipoaspiração. É importante conhecer bem cada técnica para saber as possibilidades que a cirurgia plástica oferece a você para atingir o corpo que você quer!

A lipoaspiração e a lipoescultura são duas técnicas diferentes que obtêm resultados semelhantes. Ambas envolvem um procedimento cirúrgico para remover o excesso de gordura do corpo humano. Entretanto, além disso, há algumas diferenças importantes entre os dois métodos. Compreendê-los é fundamental antes de escolher qual é o melhor para você.

A lipoaspiração se restringe à remoção da gordura localizada em algumas regiões do corpo. Na lipoescultura, por sua vez, é feito também o enxerto de gordura em outras áreas para trazer uma maior harmonia ao contorno corporal de pacientes insatisfeitas com o padrão de distribuição das suas medidas.

Quer saber mais sobre o tema? Acompanhe nosso post!

O que é lipoescultura?

A lipoescultura é um tipo de cirurgia estética que é usada para remover o excesso de gordura de áreas específicas do corpo e realizar o enxerto de parte da gordura em outras áreas, como os glúteos. O objetivo é criar uma aparência mais esculpida e tonificada. As áreas mais comuns do corpo que são tratadas com lipoescultura são as coxas, nádegas, abdômen e braços. O procedimento pode ser realizado utilizando diferentes técnicas, incluindo a lipoaspiração tradicional e a vibrolipoaspiração.

A lipoescultura é normalmente realizada utilizando um dispositivo chamado cânula. Ela é inserida através de pequenas incisões na pele e é usada para quebrar e sugar o excesso de gordura. A lipoescultura é realizada sob anestesia peridural ou geral, mas é extremamente segura e apresenta baixas taxas de complicações quando indicada corretamente.

A recuperação da lipoescultura é normalmente bastante rápida e fácil. Você pode sentir alguns roxos (equimoses), inchaço e desconforto na área de tratamento, mas isso deve se resolver dentro de alguns dias. Você precisará usar uma peça de vestuário de compressão por algumas semanas para ajudar a área tratada a cicatrizar e reduzir o inchaço. A maioria das pessoas é capaz de retornar às suas atividades normais dentro de uma semana ou duas.

Se você estiver considerando a lipoescultura, é importante consultar um cirurgião plástico para avaliar suas necessidades individuais e determinar se a lipoescultura é adequada para você.

Quando a lipoescultura é indicada?

A lipoescultura está indicada quando:

  • a gordura localizada resiste à dieta e ao exercício;
  • você tem uma predisposição genética para certas áreas de deposição de gordura;
  • você deseja um contorno corporal com uma melhor proporção na distribuição do tecido adiposo.

Além disso, o paciente deve estar com um peso adequado (ou próximo dele) e estar saudável em geral.

Como é lipoescultura é feita?

A lipoescultura, também conhecida como lipoplastia ou lipectomia de sucção, é um procedimento cirúrgico que remove o excesso de gordura de áreas específicas do corpo para melhorar sua forma. As áreas mais comuns para a lipoescultura são as coxas, nádegas, abdômen e braços.

Uma pequena incisão é feita na pele e um tubo fino, chamado cânula, é inserido. As incisões são geralmente muito pequenas, de modo que as cicatrizes são mínimas. A cânula é conectada a uma bomba de sucção, que suga o excesso de gordura para fora do corpo.

Em alguns casos, a etapa de lipoaspiração pode ser complementada por um procedimento para tratar a diástase abdominal. Essa condição pode ser causada por gravidez, perda maciça de peso ou idade.

A plicatura é um procedimento cirúrgico utilizado para corrigir defeitos da parede abdominal. Envolve a colocação de suturas no tecido subcutâneo, na fáscia muscular e nos músculos subjacentes. As suturas são então apertadas, aproximando as fáscia e os músculos em relação à linha média do abdômen. Isso ajuda a minimizar a lacuna entre os músculos e pode proporcionar uma melhora significativa na aparência do abdômen.

Depois disso, parte do tecido adiposo retirado pode ser enxertado em outras regiões para harmonizar a forma do corpo de acordo com os objetivos da paciente. Para mulheres, o mais comum é retirar a gordura da região abdominal e injetá-la no quadril.

Portanto, a lipoescultura pode ser uma forma eficaz de ajudar os pacientes a alcançar a forma e o contorno corporal desejados.

Lipoescultura e vibrolipoaspiração

A lipoescultura geralmente é realizada com a técnica de vibrolipoaspiração, que é considerada uma das mais eficazes e seguras atualmente. O procedimento é realizado utilizando um dispositivo que emite uma onda vibratória, que quebra o tecido que armazena as células de gordura, que são então aspiradas para fora do corpo.

A vibrolipoaspiração torna o procedimento menos traumático de forma geral, além de melhorar os resultados. Portanto, é considerado como um procedimento seguro e eficaz. O pós-operatório pode incluir equimoses (roxos), dor e inchaço, que se aliviam ao longo das semanas.

A lipoaspiração se tornou uma opção popular para remover o excesso de gordura do corpo. A lipoescultura é um procedimento relacionado que busca redistribuir parte do tecido adiposo retirado para outras partes do corpo, trazendo uma maior harmonia para o contorno corporal. É um procedimento seguro e eficaz, e a maioria das pessoas que a possuem estão satisfeitas com os resultados.

Quer saber mais sobre a lipoescultura e como ela é feita? Confira nosso artigo completo sobre o tema!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *