Zaganelli Oliveira | WhatsApp

Lipoabdominoplastia: o que é e quando pode ser indicada

Por: Dr. Rafael Vidigal

A cirurgia plástica é a área da medicina em que utilizamos procedimentos cirúrgicos com o intuito de atuar nas áreas do corpo humano em que há alterações adquiridas ou congênitas, contribuindo para amenizar tais alterações, podendo ser indicada tanto devido à insatisfação pessoal com alguma característica corporal quanto devido a deformações causadas por doenças ou acidentes.

Em todo o caso, busca fazer com que a pessoa melhore a relação com o próprio corpo e, com isso, possa obter uma melhor qualidade de vida e elevação da sua autoestima. Nesse sentido, a lipoabdominoplastia é um procedimento interessante diante de queixas de diástase, excesso de flacidez e acúmulo de gordura localizada na região do contorno abdominal. Quer entender melhor? Acompanhe!

O que é a lipoabdominoplastia?

A lipoabdominoplastia é uma técnica que abrange dois procedimentos, que são realizados em um mesmo tempo cirúrgico:

  • A lipoaspiração;
  • A abdominoplastia.

A lipoaspiração consiste na aspiração do excesso do tecido adiposo por meio da introdução de cânulas no tecido subcutâneo. Elas estão conectadas a equipamentos que criam uma pressão negativa, promovendo a aspiração de parte da gordura subcutânea que se desprende com os movimentos do cirurgião ou a vibração gerada por meio de aparelhos modernos como no caso da vibrolipoaspiração.

Já na abdominoplastia, é feita uma incisão na região abdominal inferior para que se possa corrigir a diástase abdominal, retirar uma parte do excesso de pele que incomoda o paciente.

Quando é indicada a lipoabdominoplastia?

A lipoabdominoplastia é indicada para homens e mulheres com queixas relacionadas ao excesso de pele no abdome, gordura localizada no contorno abdominal e/ou diástase dos músculos retos abdominais. Então, pode ser recomendada em casos, como:

  • Pacientes portadores de flacidez de pele e que já atingiram um peso estável e adequado;
  • Mulheres que passaram por gestações e estão incomodadas com o excesso de pele;
  • Pacientes com diástase abdominal.

Como a lipoabdominoplastia é planejada e executada?

A paciente deve ter em mente que a cirurgia busca amenizar os excessos de tecidos, e não a remoção completa. Por esse motivo, antes da realização da operação, é feita uma ampla e cuidadosa avaliação do seu caso em consultas pré-operatórias. O cirurgião-plástico ouvirá suas queixas, seu histórico de saúde, seus hábitos de vida, entre outras informações.

Além disso, irá requisitar exames pré-operatórios para planejar a técnica mais adequada e o melhor momento de fazê-la. Por exemplo, caso você esteja acima do peso, o ideal é aguardar a normalização e estabilização do seu peso.

Da mesma forma, a cirurgia não tem o objetivo de resolver casos de obesidade. Então, dependendo do seu caso, pode ser melhor iniciar um tratamento de perda de peso e a promoção de bons hábitos de vida. Isso melhora o seu condicionamento cardiorrespiratório para a cirurgia, reduz os níveis de substâncias pró-inflamatórias na sua corrente sanguínea e pode melhorar a vascularização da sua pele abdominal, ou seja, melhorar sua saúde.

O pré-operatório

As cirurgias plásticas demandam cuidados como todos os tipos de procedimentos cirúrgicos de outras especialidades médicas. Por esse motivo, são realizados consultas pré-operatórias, exame físico, exames pré-operatórios, e o risco cirúrgico para a segurança do procedimento.

A lipoaspiração

A lipoaspiração é um procedimento com o objetivo de retirar o excesso de gordura subcutânea. A gordura visceral, aquela que fica entre os órgãos abdominais e culpada por aumentar o volume/tamanho abdominal, não é abordada na técnica.

Muitas pacientes acreditam que a gordura abdominal está livre, sendo necessária apenas a sucção pela cânula ligada à pressão negativa. No entanto, o tecido adiposo contém muitas fibras rígidas, que prendem firmemente as aglomerações de células de gordura. Então, é preciso retirá-las mecanicamente.

No procedimento convencional, isso é feito manualmente com os movimentos coordenados do cirurgião plástico. Por isso, a experiência e a capacitação são tão importantes, pois a qualidade técnica na execução pode trazer resultados melhores e um menor risco de complicações.

Uma técnica mais moderna surgiu nos últimos anos, a vibrolipoaspiração. Nela, o instrumento cirúrgico usado na lipoaspiração (cânulas) é acoplado ao aparelho que emite vibrações, o que facilita o desprendimento do tecido gorduroso e reduz a aplicação de força manual nos tecidos.

A abdominoplastia

A abdominoplastia tradicional é realizada principalmente para a correção da diástase abdominal e a retirada do excesso de pele na região abdominal.

O descolamento abdominal é feito por incisão no abdome inferior e vai progredindo verticalmente em sentido do apêndice xifoide (região central) e arcos subcostais (regiões laterais esquerda e direita) expondo a aponeurose dos músculos retos abdominais e sua diástase (afastamento). É realizada a correção da diástase através de sutura e são tracionados inferiormente (em sentido do púbis) a pele e tecido subcutâneo que terá seu excesso ressecado.

A lipoabdominoplastia, porém, incrementa e traz mais segurança vascular (irrigação sanguínea do retalho abdominal) que a técnica convencional, pois reduz a extensão do descolamento feito no abdome (não descolando até os arcos subcostais, o que preserva e mantém íntegros os vasos sanguíneos desde a altura do umbigo até o abdome superior), que fica seletivo e limitado na região central do púbis até o apêndice xifoide sem estender-se lateralmente, permitindo também a correção da diástase dos músculos retos abdominais, bem como reduz o excesso de gordura subcutânea na totalidade do abdome (diferente da convencional, que resseca sem lipoaspiração o excesso de pele e subcutâneo no abdome inferior) e também é realizada a tração inferior para descida do retalho abdominal em sentido do púbis para o ressecamento dos tecidos excedentes. Em suma, permite atuar na diástase, excesso de gordura subcutânea do contorno abdominal e no excesso de pele do abdome inferior remodelando o contorno abdominal.

Com isso, vemos os benefícios potenciais na lipoabdominoplastia, como (1) maior segurança vascular por preservar os vasos perfurantes (que são ressecados na técnica convencional) que promovem a irrigação sanguínea do retalho abdominal); (2) por realizar a lipoaspiração tem-se a possibilidade (se indicado) de realizar a lipoenxertia glútea, auxiliando a modelagem do quadril (enxerto de gordura); (3) remodelação da circunferência abdominal. Por esses motivos, é um dos procedimentos mais buscados nos consultórios de cirurgia plástica.

Quer saber mais sobre o procedimento e como realizá-lo? Confira nosso post sobre o tema!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *