Zaganelli Oliveira | WhatsApp

Lipo LAD, lipoescultura e lipo HD: saiba as diferenças

Por: Dr. Rafael Vidigal

A lipoaspiração é um dos procedimentos mais procurados da cirurgia plástica. Você com certeza já ouviu falar sobre isso. Afinal, muitas pessoas têm dificuldades para atingir o contorno corporal que desejam. Até alguns anos atrás, a técnica era mais popular entre as mulheres que procuravam:

Porém, com o surgimento da lipo LAD (ou lipo HD), o procedimento também se popularizou entre homens e mulheres que desejam um corpo mais definido, especialmente na região do abdômen.

Atualmente, muitas pessoas procuram essas técnicas avançadas para conseguir alcançar o corpo perfeito para elas, e isso é possível.

Quer saber mais sobre os diferentes tipos de lipoaspiração para entender qual é a melhor para você? Acompanhe nosso post!

Lipoaspiração tradicional

Na lipoaspiração tradicional, o objetivo é retirar parte do tecido adiposo subcutâneo (“a camada de gordura”) de regiões que trazem incômodo à pessoa. Desde que foi criada, ela se tornou uma das cirurgias plásticas mais realizadas.

Afinal, tem auxiliado muitas pessoas a conquistar uma forma corporal mais satisfatória. Por exemplo, se a paciente está com dificuldade em eliminar a gordura localizada na região do abdômen, pode utilizar a lipo tradicional para reduzir o volume do local.

Lipoescultura

A lipoescultura é uma alternativa para quem deseja melhorar o contorno corporal de uma forma mais global. Nela, a lipoaspiração tradicional é acompanhada de uma etapa adicional: o enxerto da gordura retirada em outras áreas do corpo. Ou seja, a lipoescultura não se limita a apenas retirar o excesso de tecido adiposo, mas envolve também a reestruturação da distribuição dele no corpo.

Por exemplo, algumas mulheres se sentem incomodadas com o acúmulo de gordura na região do abdômen. Ao mesmo tempo, estão incomodadas com o pouco volume da região do quadril. Então, a lipoescultura pode ajudá-la a harmonizar a forma do corpo.

Lipo HD (ou lipo LAD)

Também chamada de lipo LAD (lipo de alta definição), a lipo HD (high definition) é uma técnica muito interessante para quem deseja ressaltar a forma da musculatura natural do corpo, dando uma aparência mais tonificada ao corpo. Para ter esse resultado, a lipo HD foca na retirada de depósitos de gordura nas regiões dos sulcos dos músculos.

Assim, o tecido adiposo é “moldado” estrategicamente no corpo para enfatizar a forma dos músculos. Em alguns casos, podemos também fazer enxertos de gordura nas regiões do músculo para otimizar a aparência de tonificação muscular.

Por esse motivo, é chamada de lipoaspiração de alta definição, podendo ser realizada em regiões, como:

  • abdômen (mais popular);
  • braços;
  • peitoral;
  • flancos;
  • costas;
  • glúteos;
  • coxas.

A lipo HD geralmente é feita pela técnica de vibrolipoaspiração, que está associada com uma maior precisão.

Lipo tradicional, lipoescultura e lipo HD

Podemos resumir os principais tipos de lipoaspiração da seguinte forma:

  • Lipo tradicional — retirada de gordura em uma região do corpo por meio de uma cânula com o objetivo de redução de medidas;
  • Lipoescultura — redução do tecido adiposo em uma área com a possibilidade de enxertá-lo em outras sem buscar, entretanto, uma aparência tonificada;
  • Lipo LAD (ou lipo HD) — remodelação estratégica do tecido adiposo para ressaltar o formato dos músculos, dando uma aparência mais tonificada ao corpo.

Veja alguns detalhes a seguir para entender qual delas é mais interessante para os seus desejos e objetivos!

Objetivos dos pacientes

Lipoaspiração tradicional: é indicada para quem deseja apenas diminuir as medidas em uma região corporal sem esculpir tanto o corpo.

Lipoescultura: é mais indicada para quem deseja reduzir medidas e melhorar o contorno corporal, mas querem uma aparência mais natural se livrando das gorduras localizadas e indesejadas. Ou seja, geralmente é interessante para quem quer menos volume em uma região e aumentar as medidas em outra.

Por exemplo, uma mulher que quer um abdômen mais delgado, mas não deseja que um “tanquinho” (o “six pack”) com aparência mais “masculina”. Em vez disso, ela prefere um quadril mais cheio.

Lipo HD: é a que traz uma maior definição do contorno dos músculos. Então, é recomendada para quem deseja uma aparência mais definida, que mostra os vincos e sulcos musculares de forma mais pronunciada.

Porte da cirurgia

Na cirurgia de baixa definição, ele vai retirar a gordura das regiões desejadas de forma harmoniosa para manter a naturalidade da forma. Geralmente, é um procedimento mais localizado e o tecido é descartado ao final do procedimento.

Já a lipoescultura busca uma alteração mais global e artística da forma do corpo. Ou seja, planejamos abordar mais regiões do corpo para construir a forma planejada anteriormente. Além disso, a gordura retirada pode ser enxertada em outras áreas para harmonizar o contorno. Então, é um procedimento mais longo e complexo, o que pode envolver uma recuperação um pouco mais lenta.

Por fim, na lipo HD, buscamos uma precisão ainda maior. A retirada e o enxerto do tecido adiposo são feitos estrategicamente em áreas que trazem um maior realce para o formato dos músculos. Com isso, é possível conquistar um shape mais tonificado. Por essa razão, demanda um trabalho muito mais cuidadoso, demorado e, de certa forma, artístico do cirurgião. Então, é um procedimento de maior duração geralmente.

Uso da vibrolipoaspiração

Quanto maior o nível de definição, mais avançados deverão ser os equipamentos e as técnicas cirúrgicas utilizadas.

Atualmente, a vibrolipoaspiração é a técnica mais utilizada e é indicada para a realização de qualquer tipo de lipoaspiração. No entanto, ela se torna mais importante com o aumento da complexidade do procedimento. Por isso, os próprios criadores da técnica de alta definição recomendam a utilização de aparelhos de lipoaspiração para potencializar os resultados da lipo HD.

Conclusão

A lipoaspiração é uma técnica bastante versátil, tendo sido aprimorada ao longo dos anos para atender aos mais diversos objetivos dos pacientes de melhorar a imagem corporal. Afinal, há pessoas que desejam apenas retirar os depósitos de gordura em regiões que eles se acumulam, como o abdômen, os flancos e as costas.

Assim, reduzem as medidas nessas áreas. Outras, por sua vez, desejam também melhorar o formato do corpo de forma mais extensa. Nesses casos, podemos injetar a gordura retirada em regiões em que a pessoa deseja mais ter volume, como o quadril e as mamas.

Quer saber mais sobre a vibrolipoaspiração e suas vantagens? Confira nosso artigo bem completo sobre o tema!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *