Zaganelli Oliveira | WhatsApp

Hidroxiapatita de cálcio: quando é indicada e como é aplicada?

Por: Dra. Fabrícia Leal Zaganelli

A hidroxiapatita de cálcio é um produto sintético com ação bioestimuladora de colágeno. O colágeno é uma proteína muito importante para o nosso corpo, dando estrutura e sustentação aos mais diversos órgãos, como a pele e as mucosas.

Uma das causas da flacidez de pele pode ser justamente a redução da quantidade de colágeno na nossa pele e nas mucosas. Nesse sentido, a hidroxiapatita de cálcio pode ajudar a amenizá-la ao estimular nosso próprio corpo a produzir uma maior quantidade dessa importante proteína.

A hidroxiapatita de cálcio é aplicada na pele de forma injetável nas áreas em que se deseja um preenchimento dos espaços provocados pela flacidez e uma remodelação da anatomia superficial. Consequentemente, há um efeito de rejuvenescimento da vulva, o que pode beneficiar mulheres que buscam melhorar a aparência da região íntima.

Quer entender melhor para quem o tratamento com a hidroxiapatita de cálcio é indicado e como ela é aplicada? Acompanhe nosso post até o final!

Hidroxiapatita de cálcio: quando é indicada?

A hidroxiapatita de cálcio é uma substância muito versátil, podendo ser aplicada em diversas regiões do corpo com diferentes objetivos, como:

  • Melhora da sustentação;
  • Preenchimento de espaços vazios;
  • Aumento leve do volume da região.

Esses efeitos são capazes de amenizar os efeitos da flacidez no local e, consequentemente, do envelhecimento.

À medida que envelhecemos, nosso corpo tende a perder volume de tecido em algumas regiões devido à atrofia tecidual e à redução dos níveis de colágeno. Portanto, melhorar esses aspectos pode rejuvenescer significativamente a aparência das áreas afetadas. Por esses benefícios importantes, a hidroxiapatita de cálcio tem sido utilizada para o rejuvenescimento dos grandes lábios da vulva (região íntima feminina).

Na região íntima, a aplicação da hidroxiapatita de cálcio nos grandes lábios é um procedimento seguro e eficaz, visto que é uma substância com baixo risco de região e de reações alérgicas. A bioestimulação de colágeno nessa região tem um efeito preenchedor, o que reduz a flacidez causada pela atrofia genital que se acelera após a menopausa.

Portanto, independentemente da região onde é aplicada, a hidroxiapatita de cálcio tem um efeito volumização e de lifting. No entanto, é fundamental que seja aplicada por um médico experiente no procedimento para que tenha melhores resultados. Por exemplo, na região íntima, o profissional mais indicado é um ginecologista capacitado em procedimentos íntimos.

Contraindicações

Agora que já falamos sobre as indicações, é muito importante falar sobre as contraindicações. Por exemplo, o produto não pode ser aplicado em:

  • Mucosas (como a mucosa vaginal) nem em áreas em contato com cartilagens;
  • Áreas inflamadas, sendo necessário aguardar a melhora da inflamação para iniciar o tratamento.

Além disso, a bioestimulação com hidroxiapatita não pode ser utilizada pelos seguintes grupos:

  • Pessoas com doenças autoimunes;
  • Portadores de herpes na região de aplicação;
  • Portadores de doenças de pele agudas ou crônicas na área de aplicação;
  • Mulheres grávidas ou em amamentação.

Como a hidroxiapatita de cálcio é aplicada?

Há duas boas marcas de hidroxiapatita de cálcio: a Radiesse e a Diamond. A escolha por uma delas depende da preferência de cada clínica. Independentemente da marca, é um produto na forma de gel contendo microesferas de hidroxiapatita de cálcio.

Antes da aplicação dele, é realizada a anestesia local. Depois disso, injeta-se uma pequena quantidade do gel com hidroxiapatita. O volume injetado é planejado de acordo com o grau de flacidez de cada região e os objetivos da paciente a fim de proporcionar a aparência mais natural possível.

Algumas características da aplicação podem variar de acordo com a marca, mas, geralmente envolvem:

  • 2 ou 3 aplicações em diferentes sessões para obter os resultados máximos;
  • O intervalo entre as sessões deve ser de 20 a 30 dias;
  • Os efeitos duram, em média, 18 meses. Contudo, pode haver variação de paciente para paciente. Em alguns casos, podem durar até 2 anos (24 meses). Se necessário, o tratamento pode ser feito mais de uma vez desde que haja uma nova avaliação da paciente.

Entre as vantagens da aplicação da hidroxiapatita de cálcio, está a recuperação rápida: a paciente é liberada pouco tempo após a aplicação, podendo voltar às atividades diárias. Nos primeiros dias, a paciente pode notar inchaço (que pode ser tratado com aplicação de gelo) e as marcas da aplicação, que desaparecem rapidamente.

Além disso, ela pode ser combinada com diversos outros tratamentos estéticos (como o preenchimento com ácido hialurônico e o laser) para melhorar os efeitos positivos para as pacientes. Por esse motivo, tem sido cada vez mais utilizada para o rejuvenescimento da região íntima.

Quer saber mais sobre a hidroxiapatita de cálcio? Toque aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *