Zaganelli Oliveira | WhatsApp

Hidroxiapatita de cálcio: o que é?

Por: Dra. Fabrícia Leal Zaganelli

A hidroxiapatita de cálcio é uma substância que está se tornando cada vez mais popular no campo das intervenções estéticas para as mulheres. Afinal, acrescentou mais um recurso no arsenal terapêutico para ajudar a aliviar a flacidez de pele, que pode ser desencadeada por diversas condições, como o envelhecimento natural, lesões, doenças sistêmicas e deformações congênitas ou adquiridas.

Sabemos, hoje em dia, que a autoimagem é muito mais do que uma questão de vaidade. Ela está ligada com importantes fatores de saúde emocional, como a autoestima e a autoconfiança. Temos entendido que o problema não é a busca por uma imagem que nos satisfaça, mas a busca incessante por alcançar um ideal de beleza que não corresponde às diferenças individuais.

A flacidez é uma das principais queixas em clínicas com tratamentos estéticos, trazida tanto por homens quanto por mulheres. Muitos relatam uma diminuição da autoestima com o aparecimento de rugas no rosto e em outras áreas do corpo.

Nesse sentido, a aplicação da hidroxiapatita de cálcio é um importante procedimento para estimular o colágeno da pele, uma proteína que dá mais firmeza e uniformidade à superfície cutânea. Mas avalie com seu ginecologista o melhor tratamento para você.

Quer saber mais sobre esse tema? Acompanhe nosso post até o final!

Hidroxiapatita de cálcio: o que é?

A hidroxiapatita de cálcio (Ca₅(PO₄)₃OH) é um mineral biocerâmico. Cerâmicas são materiais que combinam substâncias metálicas e não metálicas com propriedades interessantes, como boa resistência.

Por isso, no nosso corpo, a hidroxiapatita de cálcio está presente naturalmente no tecido ósseo e nos dentes. Uma das características mais importantes dessa substância no corpo é que ela interage com as matrizes de colágeno presentes nos nossos ossos.

Além disso, é um material biocompatível, isto é, ela não é considerada um corpo estranho. Por esses motivos, a aplicação da hidroxiapatita passou a ser pesquisada para finalidades estéticas de estimulação de colágeno.

Nas intervenções estéticas, a hidroxiapatita de cálcio é utilizada em sua forma sintética (produzida em laboratório). Tem sido aplicada de forma injetável por profissionais capacitados. As principais marcas no mercado atualmente são a Radiesse e a Diamond, — a escolha depende da preferência de cada clínica.

Como é o tratamento com a hidroxiapatita de cálcio?

A hidroxiapatita de cálcio é utilizada com finalidades estéticas para estimular a produção de colágeno em regiões flácidas da face e do corpo.

A pele e a ação da hidroxiapatita

Nem toda deposição de colágeno na pele é positiva. Por exemplo, quando há excesso de fibras colágenas do tipo 3, há a formação de cicatrizes. É isso que leva, por exemplo, as cicatrizes de acnes.

Então, a estimulação de colágeno deve ser feita com as substâncias adequadas para provocar a produção de colágenos, como o tipo 1, relacionados a efeitos positivos, como a melhora das características mecânicas da pele (firmeza e resistência). Isso ajuda a combater a flacidez com os melhores resultados estéticos.

Sabe-se que os cristais dessa substância causam um processo inflamatório suave nas regiões em que são aplicados. Isso provoca a atração e o estímulo de células fibroblásticas (produtoras de colágeno), levando à deposição de fibras colágenas densas na pele.

Os estudos mostram que uma das principais vantagens da hidroxiapatita de cálcio é justamente o fato de ela levar a uma estimulação da produção de colágeno tipo 1, em vez do tipo 3.

Efeitos e indicações

A hidroxiapatita de cálcio pode ser aplicada na região da face e em outras áreas do corpo, sendo indicada para:

  • Sustentação (lifting) facial;
  • Preenchimentos locais;
  • Aumento leve do volume local.

Na face, tem sido utilizada principalmente para:

  • Flacidez facial decorrente do envelhecimento natural;
  • Levantamento do canto da boca;
  • Alívio do bigode chinês;
  • Harmonização do contorno da face.

No corpo, pode ser utilizado para o lifting e o preenchimento de regiões, como:

  • pescoço;
  • colo;
  • abdômen;
  • braços e coxas (parte interna);
  • nádegas.

Em geral, o principal efeito positivo da bioestimulação de colágeno é o rejuvenescimento da pele, pois o tratamento promove uma maior uniformização no relevo da pele.

Contraindicações

É importante também observar as contraindicações ao tratamento, tais quais:

  • Uso em algumas regiões da face, como os lábios e o nariz;
  • Pessoas com doenças autoimunes, doenças cutâneas e herpes;
  • Grávidas ou mulheres em amamentação;
  • Presença de inflamação na região de aplicação;
  • Regiões com implantes de silicone e outros materiais;
  • Pessoas com menos de 18 anos.

Por essas razões, a aplicação deve ser sempre precedida por uma avaliação por um profissional capacitado e experiente.

Como é feita a aplicação da hidroxiapatita de cálcio?

A hidroxiapatita de cálcio para fins estéticos é produzida em microesferas, sendo aplicada por seringas estéreis após anestesia local. A estratégia de aplicação depende da marca utilizada, mas, em geral, envolve:

  • 2 ou 3 aplicações no total;
  • Intervalos de 20 a 30 dias entre as sessões.

O tratamento pode ser refeito quando os efeitos se amenizarem, mas é necessário sempre que o paciente faça uma nova avaliação.

A hidroxiapatita de cálcio tem se estabelecido como uma ferramenta revolucionária no campo dos procedimentos estéticas para mulheres, proporcionando às pacientes uma abordagem segura e eficaz no combate à flacidez. Com isso, pode ajudar a melhorar a autoimagem e a autoestima das pacientes, o que reflete positivamente na saúde emocional.

Entretanto, é imperativo que sua aplicação seja conduzida por profissionais com formação adequada e experiência, maximizando, assim, não apenas os resultados estéticos desejados, mas também a saúde e segurança das pacientes. Assim, podemos cuidar da saúde feminina de forma mais integral!

Quer saber mais sobre a hidroxiapatita e a estimulação de colágeno? Confira nosso artigo completo sobre o tema!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *