Zaganelli Oliveira | WhatsApp

Fratura de punho: saiba mais

Por: Dr. Sonival Azevedo Oliveira

O punho é composto por dois ossos, o rádio e a ulna. Eles estão ligados em uma articulação complexa, que é mantida unida por ligamentos, que são faixas de tecido conjuntivo resistentes e flexíveis. A fratura de punho é uma lesão muito comum, principalmente em crianças e adolescentes.

O tipo mais comum é a quebra do rádio, o maior dos dois ossos. Casos mais incomuns também podem envolver uma fratura da ulna ou de ambos os ossos. Apesar de ser uma lesão dolorosa, ela geralmente não é grave. Na maioria das vezes o  punho quebrado se curará sozinho com o tratamento adequado, não sendo necessário realizar nenhum procedimento além da imobilização da articulação.

No entanto, em alguns casos, a microcirurgia pode ser necessária para reparar os ossos e os ligamentos. Quer saber mais sobre o tema? Acompanhe nosso post!

O que é a fratura de punho?

A região do punho é composta por dois ossos, o rádio e a ulna, que estão ligados por diversos ligamentos em uma das articulações mais complexas do corpo humano. A fratura dos punhos ocorre quando um ou mais ossos do pulso estão quebrados. Ela pode ser uma lesão dolorosa que causa desconforto significativo, principalmente ao mobilizar a mão.

Como explicamos, nem toda quebra de punho é igual: o tipo mais comum é uma fratura do rádio, o maior dos dois ossos. No entanto, a lesão pode acometer a ulna ou ambos os ossos, além de comprometer os nervos, os vasos sanguíneos e os tecidos moles locais.

Sintomas da fratura do punho

Se você quebrou o punho, possivelmente sentirá sintomas, como:

  • dor e inchaço no local;
  • dificuldade para mover o pulso;
  • problemas para segurar objetos devido à fraqueza causada pela lesão;
  • hematomas e aumento da sensibilidade na mão e antebraço;
  • dormência, formigamento ou dor nos dedos da mão afetada;
  • perda da sensibilidade na região abaixo da lesão, o que inclui dificuldade para sentir calor ou frio.

Além disso, o punho pode estar visivelmente fora do lugar, parecer deformado ou estar dobrado em um ângulo estranho.

Causas das fraturas no punho

Há diversas causas de fratura de punho:

  • Uma das mais comuns é a queda sobre a mão estendida. Esse tipo de queda muitas vezes pode fazer com que o pulso dobre para trás, o que pode resultar em uma fratura do osso rádio;
  • Esportes que envolvem impacto no pulso também podem causar um osso quebrado no pulso. Os exemplos mais comuns são a ginástica, o skate, o ciclismo, o basquete e o futebol;
  • Acidentes de carro e atropelamentos, especialmente do motorista, devido à posição das mãos no volante.

Diagnóstico das lesões no punho

O diagnóstico deve ser feito preferencialmente por um ortopedista, que diagnosticará que você quebrou seu pulso após um exame físico. Na maioria dos casos, uma radiografia pode ser usada para confirmar o diagnóstico, além de avaliar o tipo e a extensão das fraturas.

Ele também verificará outras lesões que possam ter ocorrido simultaneamente. Lesões nos nervos, vasos sanguíneos e ligamentos ao redor do pulso também podem ocorrer como resultado de um punho quebrado. Para a avaliação de tecidos moles, por exemplo, o exame padrão-ouro, após o exame físico, é a ressonância magnética, mas não é necessário na grande maioria dos casos.

Tratamento do punho quebrado

O tratamento da fratura de punho dependerá do tipo, da gravidade e da idade da pessoa que sofreu a lesão. Em geral, isso envolve a imobilização da articulação com gesso ou tala para estabilizar a área lesionada enquanto ela se cura espontaneamente. Isso ajudará a reduzir a dor e o inchaço, além de evitar que as extremidades do osso quebrado se movam à medida que cicatrizam.

A maioria das fraturas no punho se cura dentro de seis a oito semanas. Para isso, é importante seguir as recomendações de tratamento do médico que o está tratando. Se você não seguir o tratamento recomendado, os ossos podem não cicatrizar corretamente.

Em casos mais graves, com rompimento de vários ligamentos e porções dos ossos, pode ser necessário realizar uma cirurgia ou até uma microcirurgia. Esse procedimento é feito com o uso de lentes de aumento e microinstrumentos para reparar adequadamente as delicadas estruturas que compõem o punho. Também podem ser necessários fios de aço, placas e parafusos, muitas vezes feitos de titânio, para fixação da fratura.

Recuperação de um punho quebrado

Existem algumas coisas que você pode fazer para otimizar o processo de cicatrização e alcançar  uma recuperação completa. Em primeiro lugar, cuide de si mesmo: faça uma dieta saudável, descanse o suficiente e tente reduzir o estresse para ajudar seu corpo a se curar mais rapidamente.

Limitar as atividades que usam a mão e o punho lesionados também pode ajudar a reduzir a quantidade de estresse colocado na área lesionada, o que pode ajudar a acelerar a cicatrização.

Prevenção das fraturas

Existem várias maneiras de ajudar a evitar uma fratura de punho. Por exemplo, se você pratica esportes, certifique-se de usar equipamentos adequados e seguir as regras do esporte. Também é importante aquecer adequadamente antes de praticar atividades físicas em qualquer nível. Isso ajudará a garantir que seus músculos estejam preparados para o esforço, o que pode reduzir o risco de lesões.

Uma fratura de punho é uma lesão comum, mas geralmente não é grave. Ela pode causar dor e desconforto significativos, além de problemas adicionais, dependendo de onde ocorre a quebra. A lesão pode ser diagnosticada após um exame físico feito por um ortopedista experiente, que poderá requisitar exames complementares, como a radiografia, tomografia computadorizada e a ressonância magnética.

O tratamento inclui o uso de gesso ou tala para estabilizar a fratura enquanto o osso cicatriza. No entanto, em alguns casos, a cirurgia pode ser necessária para reparar os ligamentos e os ossos.

Quer saber mais sobre a microcirurgia para o tratamento de lesões do punho? Confira nosso artigo completo sobre esse procedimento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *