Zaganelli Oliveira | WhatsApp

Dual plane silicone: veja as vantagens

Por: Dr. Rafael Vidigal

O implante de silicone mamário é uma das cirurgias plásticas mais procuradas nos consultórios atualmente. O método dual plane silicone consiste no aperfeiçoamento da técnica a fim de conferir um aspecto mais natural e mais firme ao implante.

Os primeiros registros sobre cirurgia plástica no mundo são datados de 1838 por Edward Zeis, em seu livro “Handbuch der Plastischen Chirurgie” (Plastikós do grego, significa moldar, dar forma).

Apesar disso, foi somente após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) que as práticas se tornaram populares e foram difundidas.

Com o passar dos anos, novas técnicas, equipamentos e modelos surgiram, fazendo com que a Cirurgia Plástica se tornasse um grande campo de especialização da medicina.

Atualmente as práticas têm crescido a cada ano. O Brasil se destaca mundialmente como o país que mais realiza cirurgias plásticas no mundo, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Com cerca de 1,5 milhões de cirurgias ao ano, o país ultrapassou os Estados Unidos e o México.

Isso se deve principalmente à invocação de técnicas, especialização dos profissionais e a maior acessibilidade aos procedimentos plásticos. O país é definido como referência no cenário mundial na realização de procedimentos estéticos.

Por isso, técnicas, como lipoabdominoplastia, mastopexia, enxerto de gordura e vários outros têm sido aprimoradas com o passar dos anos.

A vibrolipoaspiração, por exemplo, é uma especialização que, assim como o modelo dual plane silicone, é um aperfeiçoamento de outra técnica, conhecida como lipoaspiração.

A miniplástica de abdome também se destaca como avanço para a Cirurgia Plástica, quando comparada às abdominoplastias convencionais.

Se interessou pelo assunto? Então acompanhe o nosso texto!

Como é feita a cirurgia de implante de silicone mamário?

O passo a passo para a cirurgia plástica com implante de silicone mamário é, basicamente, marcação dos pontos cirúrgicos, anestesia (local associada à sedação), incisão da pele, preparação do espaço (loja) para receber a prótese, inserção do implante e fechamento dos planos por meio das suturas.

O método pode ter alterações de acordo com o desejo do indivíduo, visto que, diversas alternativas, como aumento, redução ou correção da queda das mamas, são possíveis. Isso porque, quando o desejo se resume ao aumento das mamas, a cirurgia é mais rápida.

Quando comparados, alguns modelos de implante de silicone mamário exigem etapas de correção do parênquima mamário, redução de excesso de pele ou realização de enxerto de gorduras quando se é indicado.

Esses modelos distintos estão disponíveis para que o objetivo do paciente seja alcançado após o procedimento cirúrgico.

Por isso é importante a realização de consultas para elaboração de planos cirúrgicos mais harmônicos para definir a opção que agrade o paciente.

O que é dual plane silicone?

O método dual plane silicone, ou plano duplo, consiste no aprimoramento da técnica convencional de implante mamário. A prótese mamária pode ser inserida em planos diferentes, a depender do objetivo e finalidade buscada pelo método.

Os planos de implantação da prótese mamária possíveis são:

  • Plano subglandular: implante fica localizado abaixo do tecido glandular;
  • Plano submuscular: prótese é implantada atrás da camada muscular;
  • Dual plane silicone: parte do implante é inserido de modo a ficar atrás da camada muscular e a outra porção fica localizada atrás da camada glandular.

A técnica segue o passo a passo dos modelos convencionais, porém, em determinadas etapas, alguns procedimentos adicionais são realizados devido a planos de incisão distintos, mas de maneira segura e bem indicada.

Portanto, diferentemente dos modelos dos planos subglandular e submuscular, a técnica dual plane silicone, busca oferecer contornos mais harmônicos e resultados estéticos finais mais agradáveis, mais próximo de mamas naturais.

Quando é indicada?

A técnica é indicada principalmente para pacientes com desejo de aumentar as mamas, especialmente para aquelas que desejam um aspecto mais próximo de mamas naturais. Além disso pode ser indicada também para:

  • Pacientes com pouco tecido mamário (mamas pequenas);
  • Pacientes que desejam ter mamas mais volumosas e firmes;
  • Desejo de resultados mais duradouros;
  • Pacientes que necessitam de recuperação rápida (não pode se afastar muito tempo do trabalho).

Ela pode ser utilizada tanto nas mamoplastias de aumento, quanto nas mastopexias associadas à implante de silicone mamário, ser complementada, a depender de cada caso e indicações, como a realização de alça de sustentação muscular ou reforço do sulco mamário (técnica do sutiã interno).

Quais são as vantagens?

Quando comparada às outras técnicas, o modelo dual plane silicone apresenta algumas vantagens de ser realizada.

Dentre os benefícios que a técnica pode trazer estão:

  • Aspecto mais natural: por serem inseridas atrás da camada muscular, as próteses ficam menos marcadas, e a outra parte que fica localizada atrás do tecido glandular garante contornos mais próximo do natural;
  • Recuperação é mais rápida;
  • Durabilidade do procedimento é maior;
  • Menor mobilidade da prótese: por se manter inserido em dois planos, a estabilidade, proteção e firmeza da prótese é maior.

Um dos principais motivos para necessidade de troca de implante é devido a contratura capsular (camada fibrosa que se forma ao redor da prótese) que causa desconforto e altera a forma do implante para o paciente.

No modelo dual plane silicone a necessidade de troca diminui o que garante resultados mais duradouros após o procedimento.

Dessa forma, o dual plane silicone demonstra grandes vantagens em relação aos métodos convencionais e permite diversas possibilidades para atingir o objetivo da paciente de maneira mais eficaz.

Isso mostra que continuamente a cirurgia plástica, aliada à inovação tecnológica e evolução da ciência, são capazes de garantir resultados cada vez mais especializados, seguros e modernos para diferentes quadros.

Gostou do texto? Então visite o nosso site para saber mais sobre implante de silicone mamário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *