Zaganelli Oliveira | WhatsApp

Demência com corpos de Lewy: o que é e quais são os sintomas?

Por: Dra. Joana Azevedo Oliveira

A demência com corpos de Lewy é um dos quadros de demência muito semelhante com a doença de Alzheimer. O termo “demência” é abrangente e define o declínio das funções cognitivas do paciente que vive com essa condição.

Indivíduos portadores de demência podem apresentar prejuízos de algumas funções como perda de memória, raciocínio e lógica, componente intelectual, alterações na convivência social e padrão emocional.

Algumas formas de demência amplamente conhecidas são:

Todas essas condições possuem particularidades na forma como surgem, manifestação sintomática e tratamento. Contudo, o sintoma de demência é comum e possui importância clínica significativa.

A demência com corpos de Lewy é o terceiro tipo mais frequentemente encontrado na população brasileira, representando cerca de 10% do total de diagnósticos, ficando atrás apenas da Doença de Alzheimer e Demência Vascular.

A principal faixa etária que desenvolve quadros de demência é a compreendida entre 40 a 60 anos. Idosos são mais suscetíveis a apresentar esse quadro devido às complicações que o tempo e a idade expõem ao indivíduo.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), atualmente, 55 milhões de pessoas no mundo estão convivendo com demência. Desse total, cerca de 7,5 milhões de pessoas portadoras de alguma forma de demência possuem 65 anos ou mais.

Portanto, a demência com corpos de Levy tem ganhado mais espaço nas discussões e abordagens clínicas dos consultórios, devido a sua grande relevância e impacto na sociedade.

Se interessou pelo tema? Então acompanhe o nosso post!

O que é a demência com corpos de Lewy?

A demência com corpos de Lewy surge em virtude da destruição e degeneração das células do sistema nervoso. O termo “corpos de Lewy” se refere a estruturas que se desenvolvem na região intracelular prejudicando o funcionamento celular normal e provocando a morte celular.

Essas estruturas são esféricas ou ovoides também podem ser encontradas fora dos corpos neuronais, podem ser classificadas em clássicos e corticais, dependendo da sua localização e características de composição.

As regiões do sistema nervoso central onde podem ser mais frequentemente encontradas são tronco encefálico, núcleos subcorticais, córtex límbico e neocórtex.

Essas regiões são responsáveis pela memória, cognição, raciocínio, lógica, interação, orientação e controle de comportamentos. As diferentes regiões onde a condição pode se estabelecer, vai implicar na sintomatologia e clínica apresentada pelo paciente.

A forma como os corpos de Lewy se formam não é totalmente conhecida, mas suspeita-se de que proteínas estão envolvidas no processo, como a sinucleína e ubiquitina e que fatores genéticos estão associados ao desencadeamento do quadro de demência.

Os corpos de Lewy, além de surgirem em neurônios que estão passando pelo processo de degeneração, também possuem efeito neurotóxico para as células que compõem o sistema nervoso.

Teorias de explicação do motivo pelo qual a demência com corpos de Lewy surge ainda não foram bem elucidadas.

Apesar disso, o quadro é mais comum em pacientes do sexo masculino, acima dos 60 anos e com histórico familiar positivo para outros quadros de demência, como pela doença de Alzheimer e Parkinson.

Quais são os sintomas?

Assim como toda condição que acomete o sistema nervoso central, os sinais e sintomas apresentados pelo paciente podem ser amplos e diversos. A forma como a demência com corpos de Levy irá se manifestar, depende da área de acometimento, extensão e gravidade.

A forma como a demência com corpos de Lewy se comporta em estágios precoces pode oscilar. O paciente pode se demonstrar animado e participativo e em outros momentos pode se introverter, parecer sonolento e desatento.

O prejuízo mais comum, inicialmente identificado é atenção e o estado de alerta, com declínio na velocidade para processar pensamentos. Progressivamente, o paciente apresenta dificuldades para resolver problemas, planejamentos e utilizar da função executiva para lidar com situações adversas.

Delírios, alucinações visuais e comportamento psicótico também podem ser sintomas precoces na demência com corpos de Lewy.

Além disso, o paciente pode se tornar mais agressivo, e outros distúrbios da mente, como ansiedade e depressão, podem ser desencadeados.

A qualidade do sono também pode ser prejudicada, como agitações noturnas durante o sono nos casos de transtorno comportamental do sono REM. Além disso, o paciente pode apresentar sonolência, anteriormente não percebida, durante o dia.

O comportamento do paciente com demência com corpos de Lewy se assemelha ao paciente parkinsoniano (com doença de Parkinson), principalmente na hipertonia (rigidez muscular), tremores, movimentos desacelerados e postura curva.

A memória pode não ser afetada precocemente na demência com corpos de Lewy, mas com a progressão da doença os sinais podem se tornar mais evidentes, diferentemente da Doença de Alzheimer, a qual o prejuízo da memória é mais significativo no início.

Na demência com corpos de Lewy, o paciente pode possuir dificuldades em se lembrar de eventos mais recentes e na consolidação dos eventos. Existem teorias de que a capacidade de fixação de memória também pode ser prejudicada pela desatenção no dia a dia.

Em relação ao sistema nervoso autônomo, aquele que é controlado involuntariamente, além da nossa vontade, os sintomas podem ser por disfunção intestinal e urinária, podendo cursar com diarreia, constipação, incontinência urinária e urgência miccional.

Além disso, pode haver desregulação da temperatura corporal e pressão arterial, causando até mesmo episódios de desmaio.

Como são feitos diagnóstico e tratamento?

Para confirmação diagnóstica uma avaliação clínica minuciosa deve ser realizada. Dentre os fatores que são investigados estão as variações emocionais, execução de funções básicas de outras atividades, além de vários outros.

Um fator que pode ser muito útil no diagnóstico é a aplicação do teste Mini-Mental State Examination (MMSE), que permite avaliar o comprometimento da função cognitiva. O paciente responde a 30 questões e no final uma pontuação é realizada e ele pode ser classificado em grupos de acordo com a gravidade.

Outras ferramentas do exame físico também podem ser realizadas para auxiliar na confirmação do quadro.

O tratamento é pautado, basicamente, no controle das manifestações sintomáticas. Portanto, algumas medicações para amenizar a exacerbação de alguns sinais podem ser implementadas.

Para isso, uma interação médica entre neurologistas, psiquiatras e geriatras pode ser estabelecida para que a terapêutica mais indicada para cada paciente portador de demência com corpos de Lewy seja discutida e definida com cautela.

Gostou do tema? Então visite o nosso artigo na íntegra para saber mais sobre demência com corpos de Lewy.

2 thoughts on “Demência com corpos de Lewy: o que é e quais são os sintomas?

    1. Exatamente, o conhecimento é parte fundamental no enfrentamento de quaisquer doenças e condições.
      Agradecemos seu comentário, Luigi 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *