Zaganelli Oliveira | WhatsApp

Como funcionam e por que fazer tratamentos estéticos íntimos?

Por: Dra. Fabrícia Leal Zaganelli

Os tratamentos estéticos íntimos referem-se a procedimentos cosméticos que visam melhorar não apenas a aparência externa das áreas genitais, mas também a sua funcionalidade. Embora muitas vezes sejam associados apenas a fins estéticos, é importante destacar que esses tratamentos podem ter também uma finalidade reparadora, dependendo do caso.

Ou seja, os tratamentos estéticos íntimos podem ser indicados para trazer mais conforto com o próprio corpo, corrigir problemas funcionais, melhorar a experiência sexual ou corrigir problemas médicos.

Alguns exemplos de tratamentos estéticos íntimos incluem o clareamento vaginal (que é uma técnica para uniformizar o tom dos grandes lábios), a aplicação de ácido hialurônico para aumento dos lábios vaginais e a ninfoplastia (que visa reduzir e remodelar os lábios menores). Além disso, existem procedimentos reparadores, como a reconstrução vaginal (após lesões ou deformidades).

Quer saber mais sobre o tema? Acompanhe!

O que e quais são os tratamentos estéticos íntimos?

Tratamentos estéticos íntimos são técnicas que visam melhorar a aparência e a saúde da região íntima feminina. Entre esses tratamentos, o mais conhecido é o laser íntimo, que é uma técnica que utiliza o laser na região da vagina para tratar problemas como o ressecamento vaginal, o qual pode prejudicar a qualidade das relações sexuais, principalmente após a menopausa.

Os outros tratamentos reparadores e estéticos estão se tornando cada vez mais acessíveis e populares entre as mulheres, como:

  • Hidroxiapatita de cálcio: é um preenchedor dérmico estimulador de colágeno, sendo composto por minúsculas esferas de hidroxiapatita de cálcio. Elas podem ser injetadas, por exemplo, nos lábios vaginais para melhorar a aparência;
  • Tratamento de vaginismo: consiste na aplicação da toxina botulínica nos músculos da vagina para reduzir a contração muscular excessiva e melhorar a dor e o desconforto durante a relação sexual. A toxina botulínica é uma substância que bloqueia a liberação de acetilcolina, um neurotransmissor que estimula a contração muscular;
  • Peeling dos grandes lábios (peeling íntimo): é um procedimento estético que utiliza ácidos para remover as células mortas, esfoliar a pele e estimular a produção de colágeno superficial, melhorando a textura e aparência dos grandes lábios vaginais. É muito utilizado para clarear a pele da região, que escurece devido ao envelhecimento;
  • Preenchimento dos grandes lábios: é um procedimento que visa aumentar o volume e a simetria dos grandes lábios vaginais por meio da injeção de preenchedores dérmicos;
  • Ninfoplastia: é um procedimento cirúrgico um pouco mais invasivo que visa reduzir os pequenos lábios vaginais, melhorando a aparência e o desconforto durante as atividades físicas e sexuais.

É importante destacar que algumas condições que afetam a saúde íntima, como a incontinência urinária e as dores, não devem ser normalizadas, pois têm tratamento disponível.

Como cada um desses procedimentos é feito?

Hidroxiapatita de cálcio

A hidroxiapatita de cálcio é um tratamento estético que envolve a injeção de um gel feito a partir desse material nos lábios vaginais. O procedimento é feito com anestesia local e geralmente não requer internação. Os resultados podem durar de 1 a 2 anos.

Peeling dos grandes lábios (peeling íntimo)

O peeling íntimo é um procedimento que consiste na aplicação de um ácido orgânico de intensidade moderada. O procedimento pode ser feito em consultório, com anestesia local ou sedação consciente.

Também não exige internação. O tempo de recuperação é de aproximadamente uma a duas semanas, durante a qual devem ser evitadas relações sexuais e o uso de roupas mais apertadas.

Preenchimento dos grandes lábios

Os materiais mais comuns usados para preenchimento são o ácido hialurônico e a gordura autóloga (retirada de outra parte do corpo da paciente). O procedimento é feito com anestesia local tópica ou injetável em ambiente ambulatorial. Os resultados duram de 6 meses a 2 anos.

Ninfoplastia

A ninfoplastia é um procedimento cirúrgico em que realizamos incisões e remodelamos os lábios menores da vulva. O procedimento pode ser feito com anestesia local ou geral, dependendo do caso, exigindo internação. O tempo de recuperação é de cerca de 4 semanas, durante as quais a paciente deve evitar relações sexuais e exercícios físicos intensos.

Tratamento de vaginismo com toxina botulínica

O procedimento é feito em consultório, com anestesia local, e não exige internação. Os resultados podem durar de 6 meses a 1 ano. Apesar de aparentemente simples, é importante destacar que o tratamento com toxina botulínica deve ser realizado por profissionais qualificados e experientes, já que existem riscos envolvidos no uso da substância.

Por que fazer procedimentos estéticos íntimos?

Existem várias razões pelas quais as pessoas podem optar por fazer tratamentos estéticos íntimos. Algumas das razões mais comuns incluem:

  • Melhorar a autoestima: muitas pessoas se sentem desconfortáveis com a aparência de suas áreas genitais e desejam melhorar sua autoconfiança e autoestima por meio de tratamentos estéticos;
  • Corrigir problemas físicos: alguns tratamentos estéticos íntimos podem corrigir problemas físicos, como a redução dos lábios vaginais após o parto ou a correção de uma assimetria genital;
  • Melhorar a experiência sexual: alguns tratamentos estéticos íntimos podem melhorar a experiência sexual, como o aumento da sensibilidade ou o aumento do prazer;
  • Aliviar sintomas físicos: alguns tratamentos estéticos íntimos, como a redução do excesso de pele nos lábios vaginais, podem aliviar sintomas físicos, como irritação e desconforto durante atividades físicas ou uso de roupas justas.

No entanto, é importante lembrar que os tratamentos estéticos íntimos são procedimentos médicos e devem ser realizados apenas por profissionais qualificados e em um ambiente seguro.

Como em qualquer procedimento médico, existem riscos potenciais envolvidos e é importante discutir suas preocupações e expectativas com um profissional de saúde antes de decidir realizá-los.

Quer saber mais sobre o laser vaginal íntimo, um procedimento cada vez mais popular na estética íntima? Confira nosso artigo sobre o tema!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *