Zaganelli Oliveira | WhatsApp

Cisto sinovial: o que é e sintomas

Por: Dr. Sonival Azevedo Oliveira

Os cistos são lesões encapsuladas, isto é, apresentam uma capa que contém uma substância líquida ou semissólida. Podem variar em tamanho de apenas alguns micrômetros a vários centímetros de diâmetro.

Os cistos geralmente se formam em órgãos, principalmente na pele e no sistema locomotor. Além disso, podem surgir em ovários, coração, fígado e pulmões ou em qualquer tecido do corpo. Eles geralmente são assintomáticos, mas certos cistos podem causar dor ou outros problemas de saúde.

Os cistos ortopédicos, incluindo o cisto sinovial, são geralmente nódulos anormais e não cancerosos. Esses cistos podem se desenvolver em qualquer articulação, como cotovelo, joelho, tornozelo ou ombro, causando desconforto devido à pressão ou fricção em alguns casos.

Embora alguns cistos possam desaparecer sem tratamento, outros podem exigir remoção cirúrgica. Em todo o caso, eles geralmente são benignos e não ameaçam a vida. As opções de tratamento dependem do tipo, tamanho e localização do cisto. A microcirurgia pode ser necessária para remover cistos maiores e restaurar a mobilidade articular. Quer saber mais sobre o tema? Acompanhe!

O que é cisto sinovial?

O cisto sinovial é um cisto encontrado nas articulações do corpo, geralmente causado por um acúmulo de fluido articular (sinóvia), que é um componente importante da lubrificação articular. Os cistos ocorrem mais comumente ao redor do tornozelo, punho ou joelho e podem variar em tamanho, desde pequenas protuberâncias do tamanho de um gergelim até massas do tamanho de uma bola de gude.

Embora os cistos sinoviais geralmente sejam assintomáticos, podem ser bastante dolorosos para alguns pacientes. Possíveis causas de formação de cisto sinovial incluem a degeneração dos tecidos articulares e o estresse causado por movimentos repetitivos, estiramento excessivo de ligamentos, lesões na articulação e osteoartrite. Em alguns casos, o cisto pode ser sinal de algo mais grave e deve ser monitorado.

Quais os sintomas dos cistos sinoviais?

Apesar de geralmente não apresentarem nenhuma manifestação além do nódulo na pele. Quando aparecem, os sintomas mais comuns de um cisto sinovial incluem dor, inchaço e sensação de “estalo”. Em casos raros, uma pessoa também pode sentir rigidez e diminuição da amplitude de movimento, bem como descoloração da pele e sensibilidade na área afetada. Se um cisto se romper, o indivíduo pode sentir dor e inchaço, bem como problemas de mobilidade.

Cistos sinoviais maiores ou em regiões delicadas (como o punho) também podem comprimir as terminações nervosas, resultando em dormência e formigamento na área afetada. Portanto, é importante procurar atendimento médico o mais rápido possível se houver suspeita de cisto sinovial.

Como é feito o diagnóstico dos cistos sinoviais?

O principal modo de diagnóstico para cistos sinoviais é o exame físico, em que se caracteriza como um nódulo elástico aderido a planos mais profundos. Além disso, a palpação pode revelar inchaço e sensibilidade ao redor da articulação.

Depois disso, se um cisto sinovial for detectado, os médicos também podem usar exames de imagem, como o ultrassom, a ressonância magnética ou raio-X, para investigar qualquer condição subjacente que possa ser responsável pelo cisto. Em casos em que não é possível descartar uma condição mais grave, pode ser feita uma biópsia por aspiração ou a excisão total do cisto para exame microscópico da lesão.

Para ter um diagnóstico correto e excluir causas mais graves, é muito importante que você busque um ortopedista experiente. Como a maioria desses nódulos está presente nas mãos e nos punhos, os especialistas em cirurgia da mão e do punho são os profissionais mais indicados para a avaliação e o acompanhamento.

Qual é o tratamento dos cistos sinoviais?

O tratamento para cistos sinoviais depende da gravidade dos sintomas do paciente. No caso de um cisto pequeno ou assintomático, os médicos podem apenas monitorá-lo com exames físicos periódicos. Órtese e fisioterapia também colaboram para a redução do volume e da dor.

Casos mais graves podem necessitar de tratamento cirúrgico, em que o cisto é drenado ou removido. Isso pode proporcionar alívio nos sintomas e reduzir o desconforto estético do paciente. No entanto, se o cisto for causado por inflamação ou trauma, mais testes podem ser necessários para identificar a causa subjacente e iniciar o tratamento para ela.

O prognóstico para cistos sinoviais é geralmente muito bom. No entanto, se o cisto estiver associado a uma doença ou condição subjacente, pode ser necessário tratamento adicional e/ou gerenciamento ao longo da vida.

Os tratamentos mais comuns envolvem a aspiração do cisto, a injeção de corticosteroides ou a excisão completa do cisto em uma cirurgia ambulatorial. No entanto, se houver um cisto grande ou se os sintomas persistirem após esses tratamentos, pode ser necessária uma cirurgia mais complexa. Em alguns casos, a fisioterapia focada no fortalecimento e alongamento dos grupos musculares ao redor da articulação pode melhorar os sintomas.

O acompanhamento de um cisto sinovial geralmente é conduzido por um ortopedista. Ele monitorará o seu caso desde o diagnóstico até a cirurgia (se necessária) para garantir que o paciente esteja recuperando sua funcionalidade diária e para identificar quaisquer sinais de complicações. Com cuidados de acompanhamento adequados, o paciente será capaz de retornar ao uso total da área afetada.

Quer saber mais sobre a cirurgia da mão e quando ela pode ser necessária? Confira nosso texto completo sobre o assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *