Zaganelli Oliveira | WhatsApp

Cirurgia plástica: veja quando você pode fazer e os benefícios

Por: Dr. Rafael Vidigal

Decidir fazer uma cirurgia plástica é uma grande decisão. O momento certo para fazer a cirurgia plástica é quando a pessoa sente a segurança de querer mudar sua aparência e está preparada mental e emocionalmente para todo o processo, desde as primeiras consultas até o período de recuperação.

Há uma variedade de benefícios potenciais para se fazer cirurgia plástica, incluindo melhoria da aparência física, aumento da autoconfiança e um aumento na autoestima e na imagem corporal.

Como veremos, cabe ao indivíduo decidir quando é o momento certo para fazer a cirurgia plástica, já que os benefícios são individuais. No entanto, neste post, vamos discutir diversos pontos para ajudá-lo a tomar sua decisão. Ficou interessado? Acompanhe!

Quando fazer cirurgia plástica?

Existem muitos tipos diferentes de procedimentos cirúrgicos plásticos, incluindo lifting facial, rinoplastia, aumento de mama, redução de mama, mastopexia (suspensão de mama), abdominoplastia, lipoaspiração, enxerto de gordura nos glúteos e cirurgia de pálpebras. Cada procedimento tem seu próprio conjunto único de indicações e benefícios potenciais.

A cirurgia plástica está indicada para pessoas que buscam:

  • Melhorias da aparência física;
  • Amenização dos efeitos da idade;
  • Mudanças na forma, no contorno ou no tamanho do corpo;
  • Correção de deformidades faciais ou corporais;
  • Restauração da simetria facial e corporal;
  • Reconstrução ou remodelação de tecidos faciais e corporais devido a lesão, doença ou defeito congênito;
  • Redução da dor crônica em certas áreas do corpo, como as costas e membros inferiores;
  • Mudança de qualidades estéticas do corpo, como volume dos seios e características faciais;
  • Redução do sofrimento causado pela dismorfia corporal e desejam ajustar sua aparência física para se alinhar mais com sua identidade.

Cada procedimento deve ser discutido com um cirurgião plástico qualificado. Você também pode conversar com familiares e amigos que passaram pela cirurgia plástica para ter uma ideia melhor do procedimento e do que esperar depois.

Tipos de cirurgias plásticas

Veja os tipos de cirurgia plástica mais populares entre os pacientes.

Implante de silicones

A mamoplastia com implantes de silicone é um procedimento cirúrgico usado para adicionar volume aos seios ou para reconstruir a mama. Os implantes são normalmente inseridos através de incisões nos sulcos dos seios.

Lipoaspiração

A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico usado para remover a gordura de áreas do corpo por meio de sucção. É um dos procedimentos de cirurgia plástica mais populares tanto em homens quanto em mulheres. As áreas do corpo que são comumente alvo de lipoaspiração são o queixo, abdômen, quadris, coxas, nádegas e costas.

A vibrolipoaspiração é um procedimento menos invasivo que ajuda os pacientes a alcançar a forma corporal desejada. Sob anestesia peridural ou geral, usando uma cânula vibratória, os depósitos de gordura são soltos e removidos com segurança das áreas alvo. Isso torna a lipoaspiração mais eficiente e segura. É uma opção segura e eficaz para pacientes que buscam uma aparência mais esbelta, desde que seja realizada por um cirurgião plástico experiente e capacitado.

Contudo, a lipoaspiração não é uma ferramenta de perda de peso e não deve ser usada como um substituto para um estilo de vida saudável. No entanto, pode ser útil para criar proporções e contornos esteticamente mais agradáveis ao seu corpo.

Benefícios da cirurgia plástica

Entenda alguns benefícios que são frequentemente relatados pelos pacientes.

Melhoria da imagem corporal

Muitas pessoas sentem que têm características físicas que desejam mudar. Este sentimento de descontentamento com a aparência pode diminuir a autoestima, afetar a confiança e até mesmo afetar alguns aspectos da vida profissional. Por exemplo, pode ser usada para reduzir certos sinais visíveis de envelhecimento, tais como rugas e pálpebras flácidas.

No entanto, é importante ajustar as expectativas: a cirurgia plástica geralmente não produz resultados imediatos e dramáticos. É um investimento a longo prazo e poderá levar algum tempo para que os resultados desejados apareçam, o que varia de paciente para paciente.

Aumento da autoconfiança

Um dos principais benefícios da cirurgia plástica é o aumento na autoconfiança. Quando alguém se olha no espelho e vê um corpo com o qual não está satisfeito, isso pode prejudicar gravemente sua autoconfiança. Assim, a cirurgia pode recuperar a confiança de muitos pacientes, visto que seu corpo tem a aparência que desejam.

Por exemplo, uma mulher que está insatisfeita com seu nariz grande pode fazer uma plástica no nariz, aumentando assim sua autoconfiança e dando-lhe uma atitude mais positiva em relação à vida. Para pessoas que sofreram lesões, traumas ou uma grande mudança no corpo devido a filhos ou doenças, a cirurgia plástica pode proporcionar uma sensação de empoderamento e um senso de controle sobre as mudanças físicas que afetaram seu corpo.

Melhoria da autoestima

Ao melhorar a aparência de áreas do corpo que são de especial preocupação, a cirurgia estética pode melhorar a autoestima e a sensação de atratividade. Por exemplo, cirurgias plásticas para alterar o tamanho e forma dos seios têm se mostrado particularmente benéficas para a imagem corporal e a qualidade de vida. Esse efeito já foi validado por vários estudos ao longo dos anos, como estes de 2020 e de 2007.

Os resultados da cirurgia plástica podem variar, pois os objetivos e as expectativas de cada pessoa são diferentes. Algumas pessoas que fizeram cirurgia plástica relatam uma melhora significativa na sensação de atratividade após a conclusão da cirurgia. Fazer uma cirurgia plástica pode ajudá-lo a se sentir mais confiante, atraente e mais confortável consigo mesmo quando você sair em público.

Melhoria da saúde física

Alguns procedimentos cirúrgicos podem melhorar o funcionamento do corpo. O exemplo mais comum é que a cirurgia de redução dos seios, também conhecida como mamoplastia redutora, que pode aliviar dores nas costas e a irritação da pele causadas por seios muito volumosos. De forma semelhante, a blefaroplastia pode melhorar prejuízos no campo visual causados pelas pálpebras caídas.

Por fim, equivocadamente, muitas pessoas consideram a cirurgia plástica como uma questão de vaidade ou pressão social. No entanto, diversos estudos já mostraram os benefícios do procedimento na saúde física e mental das pessoas que estavam insatisfeitas com a própria imagem.

Quer saber mais sobre a vibrolipoaspiração, uma técnica avançada e inovadora da cirurgia plástica? Confira nosso artigo sobre o tema!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *