Zaganelli Oliveira | WhatsApp

Cirurgia da mão: como é feita?

Por: Dr. Sonival Azevedo Oliveira

O objetivo da cirurgia da mão é restaurar a função e a mobilidade dos punhos, das mãos e dos dedos. Ela é realizada utilizando uma variedade de técnicas, dependendo do procedimento específico que está sendo realizado.

Em geral, a cirurgia da mão envolve a realização de incisões na pele para acessar o osso subjacente e o tecido mole. O cirurgião fará então os reparos necessários, que podem envolver enxerto de tecido, remoção de osso ou tecido macio, ou inserção de implantes. Uma vez concluídos os reparos, as incisões são fechadas com suturas ou grampos. Quer saber mais sobre o tema? Acompanhe nosso post!

A cirurgia da mão

A cirurgia da mão é uma subespecialidade da cirurgia ortopédica que trata do diagnóstico e tratamento das condições que afetam as extremidades dos membros superiores. Os cirurgiões de mão são treinados tanto em cirurgia ortopédica quanto em cirurgia plástica, e frequentemente trabalham em equipes multidisciplinares para fornecer um cuidado abrangente aos pacientes com problemas de mãos.

A cirurgia da mão pode ser indicada por uma variedade de razões, incluindo traumas, deformidades congênitas, lesões nervosas ou tendinosas, artrite, tumores e outras condições.

A cirurgia da mão é geralmente realizada sob anestesia local (apenas da área a ser incisada) ou regional, o que entorpece a mão e o braço. No entanto, o tipo específico de anestesia utilizada dependerá da natureza e da extensão da cirurgia que está sendo realizada. Assim, em alguns casos, a anestesia geral pode ser necessária.

Depois dessa etapa, o cirurgião fará uma incisão na área a ser tratada. A incisão será feita ao longo das linhas naturais na pele para minimizar as cicatrizes. Uma vez feita a incisão, os tecidos subjacentes serão expostos até que o cirurgião acesse a lesão. Existe uma abordagem da cirurgia da mão, a microcirurgia, que utiliza a ampliação visual com lentes especiais para minimizar o trauma cirúrgico.

O cirurgião da mão, então, tratará o problema, o que pode envolver:

  • a reparação de tendões ou nervos;
  • o realinhamento de ossos ou articulações;
  • a remoção de tumores ou cistos;
  • a remoção de osso ou tecido mole;
  • a liberação de tecido constritivo.

Em alguns casos, a cirurgia da mão também pode envolver o uso de implantes artificiais ou dispositivos protéticos. Uma vez concluída a cirurgia, as incisões serão fechadas com pontos ou grampos. Um curativo será aplicado na mão, além da colocação de uma tala para imobilizar o membro, estabilizar a articulação e proteger o local da cirurgia.

A microcirurgia da mão

A microcirurgia da mão é uma forma delicada e especializada de cirurgia que requer extrema precisão e habilidade. É realizada na mão ou outra região que necessite de reparo de pequenas estruturas, como nervos e vasos, utilizando incisões muito pequenas e instrumentos especiais. A cirurgia usa lupa ou um microscópio para ver as delicadas estruturas da mão. Em seguida, ela repara qualquer dano que esteja presente e fecharão as incisões.

Esse tipo de cirurgia é frequentemente usado para reparar nervos, tendões e vasos sanguíneos da mão, que apresentam dimensões milimétricas. Devido à natureza delicada da microcirurgia das mãos, é importante que os pacientes escolham um cirurgião experiente e habilitado para realizar os procedimentos.

Por que é necessária uma especialidade médica de cirurgião da mão?

A mão humana é uma estrutura surpreendente e complexa. É formada por ossos, articulações, músculos, tendões, ligamentos e nervos, todos trabalhando juntos para nos permitir realizar uma variedade de tarefas.

Ossos da mão

Cada mão tem 27 ossos, que estão agrupados em três categorias principais:

  • o carpo ou os ossos do pulso (8 ossos);
  • o metacarpo ou os ossos da mão (5 ossos);
  • as falanges ou ossos do dedo (14 ossos). Cada dedo tem três falanges: a falange proximal, a falange média e a falange distal. O polegar só tem duas falanges: a falange proximal e a falange distal. As falanges estão ligadas uma à outra e aos ossos metacarpianos por uma série de ligamentos.

Eles são conectados por uma rede de tendões, ligamentos e músculos, o que permite uma ampla gama de movimentos.

Articulações da mão

  • as articulações carpometacarpianas são as articulações entre os ossos do carpo e os metacarpianos;
  • as articulações interfalangeanas são as articulações entre as falanges;
  • as articulações metacarpofalangeanas são as articulações entre os metacarpos e as falanges.

Músculos e tendões da mão

Os músculos da mão estão divididos em dois grupos principais:

  • os músculos extrínsecos, que estão localizados fora da mão (originam-se no cotovelo e antebraço) e proporcionam movimentos mais grosseiros dos dedos e do punho;
  • os músculos intrínsecos, que estão localizados dentro da mão e são responsáveis pelos movimentos finos dos dedos, proporcionando uma habilidade motora mais delicada e especializada.

Além disso, os músculos da mão podem ser agrupados entre flexores e extensores. Os flexores são responsáveis por “dobrar” os dedos. Os extensores são responsáveis por esticar os dedos. Por sua vez, os tendões flexores prendem os músculos flexores às falanges. Os tendões extensores prendem os músculos extensores às falanges.

Ligamentos da mão

Os ligamentos da mão incluem os ligamentos colaterais e os ligamentos cruzados. Os ligamentos colaterais ligam as falanges aos metacarpos. Os ligamentos cruzados prendem os ossos carpais aos metacarpos.

Quais são as principais condições médicas e doenças da mão?

Há uma série de diferentes lesões e doenças das mãos. Algumas das mais comuns incluem:

  • síndrome do túnel do carpo: é uma condição na qual o nervo mediano se comprime ao passar pelo pulso. Os sintomas incluem dor, formigamento e dormência na mão e nos dedos;
  • síndrome de Quervain: é um quadro no qual os tendões que vão da base do polegar até o pulso ficam inflamados. Isso pode causar dor e dificuldade para mover o polegar;
  • contratura de Dupuytren: é uma condição em que o tecido que cobre a palma da mão engrossa e aperta, fazendo com que os dedos se dobrem para dentro;
  • cistos sinoviais: São sacos cheios de fluido que podem se desenvolver nas articulações ou tendões da mão. Geralmente não são dolorosos, exceto quando há compressão nervosa (casos mais raros);
  • dedo de gatilho: é uma condição na qual os tendões dos dedos ficam inflamados, tornando difícil estendê-los.

Embora a maioria das lesões e doenças das mãos possa ser tratada com medidas conservadoras como repouso, gelo e medicamentos de venda livre, algumas podem requerer a cirurgia da mão. Se você acha que pode ter uma lesão ou doença na mão, é importante consultar um médico para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento.

Quer saber mais sobre a microcirurgia da mão e como ela pode ser feita? Confira nosso artigo sobre o tema!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *