Zaganelli Oliveira | WhatsApp

Anovulação: o que é?

Por: Dra. Fabrícia Leal Zaganelli

A anovulação é uma condição na qual a mulher não libera um óvulo do ovário durante o ciclo menstrual. Por causa disso, não há oportunidade para que ocorra a fertilização e a concepção. Além disso, após a ovulação, os ovários produzem um hormônio fundamental para o desenvolvimento cíclico do endométrio, a progesterona. Portanto, outra consequência é a ausência de menstruação no ciclo anovulatório.

A anovulação pode ser causada por muitos fatores, incluindo doença, estresse ou até mesmo ser uma complicação de uma cirurgia anterior. Quando se trata da fertilidade, a anovulação pode ser muito prejudicial para as chances de engravidar, porque significa que a ovulação não acontecerá naquele mês. Então, sequer há a possibilidade de concepção.

Se você está tendo problemas com a ausência de menstruação e quer saber o que é anovulação e como isso afeta seu corpo, continue lendo este post para obter mais informações.

Como ocorre a ovulação?

Para que a ovulação ocorra, diversos processos complexos precisam ocorrer, incluindo:

  • Produção do hormônio folículo estimulante (FSH) pela hipófise, uma glândula localizada no crânio. O FSH atua nos ovários para estimular o desenvolvimento dos folículos ovarianos;
  • Diversos folículos são recrutados a cada ciclo, mas apenas um deles chega a um estágio mais avançado de crescimento;
  • Por volta da metade do ciclo menstrual, a hipófise produz um pico de FSH e de hormônio luteinizante. Isso estimula o folículo ovariano a se romper e liberar o óvulo armazenado em seu interior. Esse é o evento conhecido como ovulação.

A ovulação pode ser afetada por muitos fatores, como seu peso, níveis de estresse, dieta e escolhas de estilo de vida. No entanto, nesses casos, a anovulação ocorre apenas ocasionalmente.

O que é a anovulação?

Anovulação é a condição na qual uma mulher não ovula durante seu ciclo menstrual. É uma causa comum de infertilidade, especialmente em mulheres que estão tentando conceber naturalmente.

Durante cada ciclo menstrual, um óvulo amadurece dentro dos ovários da mulher para que possa ser liberado no momento certo. Para que o óvulo seja liberado e fertilizado, um folículo ovariano deve se desenvolver até um estágio avançado, rompendo-se por volta do meio do ciclo.

Então, o óvulo é captado por uma das tubas uterinas, onde ficará disponível por até 36 horas. Portanto, se a mulher não ovular, não há possibilidade de fecundação. Afinal, os espermatozoides não são capazes de fertilizar os óvulos que estão armazenados nos folículos dos ovários. Em vez disso, o gameta feminino vai se degenerar dentro de seu corpo.

A anovulação pode ser causada por problemas hormonais, que fazem com que a regulação do ciclo menstrual seja irregular, como acontece na SOP. Também pode ser uma consequência do estresse, de alguma outra condição de saúde ou um efeito colateral de certos medicamentos.

Quais são os sintomas da anovulação?

Se você está tentando engravidar e está com dificuldades, pode estar sofrendo com uma anovulação crônica. Você pode notar que seu ciclo menstrual é diferente do habitual: com intervalos mais longos do que mais do que o normal ou com um fluxo muito mais leve.

É importante notar que o ciclo de cada mulher é diferente, então esses sintomas não significam que você tem anovulação. Se o seu ciclo for diferente do habitual, é importante consultar o seu médico.

Se você suspeita de anovulação e está tentando engravidar, procure um médico especializado em saúde reprodutiva para fazer testes de fertilidade. Lá, eles podem fazer uma avaliação completa e requisitar exames, como a ultrassonografia transvaginal e a dosagem dos seus níveis hormonais. Isso vai ajudá-la a descobrir o que está causando a mudança em seu ciclo menstrual e o melhor tratamento para uma possível infertilidade.

Como tratar a anovulação?

Se você tiver anovulação, provavelmente precisará consultar seu médico para descobrir o que está causando a condição. Muitas condições podem causar anovulação, Por isso, quando possível, é importante tentar tratá-las antes de iniciar métodos mais avançados.

Por exemplo, se sua anovulação for causada pela SOP, seu médico pode sugerir mudanças em sua dieta e estilo de vida para ajudá-la a equilibrar os hormônios naturalmente.

Caso o tratamento clínico não seja eficaz, ainda é possível contar com as técnicas de reprodução assistida:

  • relações sexuais programadas, um tratamento de reprodução assistida que emprega medicamentos para ajudar seu corpo a ovular;
  • a inseminação intrauterina, na qual, além da estimulação ovariana, é feita a coleta e preparação do sêmen. Então, ele é injetado diretamente na cavidade uterina através do canal do colo do útero;
  • a fertilização in vitro, o método mais complexo e mais efetivo da RA, que envolve também a coleta dos óvulos pela punção ovariana, a fecundação do óvulo em laboratório e o cultivo do embrião.

Portanto, a anovulação é uma condição que ocorre quando uma mulher não libera um óvulo de seu ovário durante seu ciclo menstrual. Ela pode ser causada por muitos fatores, incluindo doenças e complicações de uma cirurgia anterior.

Existem muitos sintomas que podem ajudá-lo a identificar se você está passando pela anovulação, incluindo alterações no seu ciclo menstrual, problemas de fertilidade e alterações hormonais. Se você tiver anovulação, é importante visitar seu médico para descobrir o que está causando a condição e como você pode tratá-la.

Quer saber mais sobre a estimulação ovariana e como ela funciona? Acompanhe nosso post sobre o tema!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *