Zaganelli Oliveira | WhatsApp

8 mitos e verdades sobre a cirurgia plástica

Por: Dr. Rafael Vidigal

A cirurgia plástica é um tema muito interessante e, às vezes, gera controvérsia. À medida que ela cresce em popularidade, também aumentam os mitos sobre essa especialidade médica. Embora certamente haja um pouco de desinformação, existem também algumas verdades que todos devem entender antes de considerar fazer uma cirurgia plástica.

Para ajudá-la ou ajudá-lo a tomar uma decisão informada sobre realizar ou não um procedimento de cirurgia plástica, vamos apresentar 8 mitos e verdades sobre essa especialidade fundamental da medicina. Acompanhe!

4 mitos sobre a cirurgia plástica

1. A cirurgia plástica não é segura

A cirurgia plástica é muito segura quando realizada por um profissional certificado que emprega as melhores técnicas disponíveis, mas também pode haver riscos associados a ela. Assim como qualquer outro procedimento médico, pode haver complicações. Por essa razão, é importante entender os riscos individuais antes de tomar uma decisão.

Além disso, os cirurgiões plásticos vão recomendar que você tome medidas antes e após o procedimento (como seguir as instruções pré-operatórias e abster-se de fumar por duas semanas antes da cirurgia) a fim de minimizar os riscos.

2. Cirurgia plástica é só para mulheres

Embora seja verdade que as mulheres são as principais pacientes para cirurgia plástica, hoje em dia, a sociedade já normalizou que homens façam procedimentos plásticos para melhorar sua aparência. Nos Estados Unidos, a Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos informou que mais de 15% dos procedimentos de cirurgia plástica foram realizados em homens em 2019.

Além de procedimentos faciais populares, como blefaroplastia (cirurgia das pálpebras) e lifting facial, os homens também estão recorrendo cada vez mais a procedimentos considerados “femininos”, como:

  • lipoaspiração;
  • abdominoplastia, principalmente após grandes perdas de peso.

3. Cirurgia plástica sempre deixa cicatrizes

Embora alguns procedimentos de cirurgia plástica realmente deixem cicatrizes, outras técnicas não requerem nenhuma incisão. Esse é o caso das cirurgias a laser e de tratamentos injetáveis, que geralmente não deixam sinais visíveis após a conclusão do procedimento.

Além disso, mesmo no caso de cirurgias que envolvem cortes na pele, buscamos empregar estratégias que escondam ou minimizam as cicatrizes. Por exemplo, na implantação de prótese de silicone, podemos fazer incisões no sulco mamário.

4. Os resultados da cirurgia plástica são sempre imediatos

Embora alguns tratamentos possam ser realizados em um único dia, a maioria das cirurgias estéticas requer tempo e preparação antes do procedimento e tempo de cicatrização após o procedimento. Os resultados não são imediatos e as mudanças na aparência podem não ser visíveis por semanas ou meses após a cirurgia.

4 verdades sobre as cirurgias plásticas

1. A cirurgia plástica é muito comum

A cirurgia plástica está se tornando mais socialmente aceitável e mais pessoas estão optando por seus procedimentos. Ainda não temos estatísticas precisas no Brasil, mas, em 2019, a Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos informou que mais de 17,7 milhões de procedimentos de cirurgia plástica foram realizados apenas nos Estados Unidos.

2. A cirurgia plástica pode aumentar a autoconfiança

Os estudos mostram que muitas pessoas relatam um aumento de autoestima e autoconfiança após um procedimento de cirurgia plástica. Por isso, ela é uma aliada de pessoas que enfrentam sentimentos de insatisfação com sua aparência.

Além disso, a cirurgia plástica pode ser benéfica para pessoas que apresentam defeitos congênitos ou adquiridos, como lesões por traumas faciais. Pode ser fortalecedor se olhar no espelho e ver um reflexo de si mesmo que esteja mais de acordo com sua aparência que deseja.

3. A cirurgia plástica pode ajudar a melhorar a qualidade de vida

Muitas pessoas optam por fazer cirurgia plástica devido a condições de saúde, o que pode ajudar a melhorar sua qualidade de vida. Alguns exemplos são:

  • reduções de mama podem ajudar a aliviar a dor no ombro;
  • rinoplastia pode melhorar a respiração;
  • a lipoaspiração pode melhorar a saúde geral e o condicionamento físico.

4. A cirurgia plástica não é um atalho, mas uma parte da jornada

A cirurgia plástica pode proporcionar um grande aprimoramento estético, mas não deve ser vista como uma solução rápida para as insatisfações físicas. Portanto, ao contrário do que algumas pessoas acreditam, não é um atalho para características físicas perfeitas.

Mesmo após a cirurgia, muitas características físicas ainda exigirão cuidados. Por exemplo, após uma lipoaspiração, é fundamental manter uma rotina saudável de alimentação e prática de exercícios. Após um lifting facial, é importante manter cuidados dermatológicos e uma hidratação adequada.

Portanto, a cirurgia plástica é um procedimento muito importante na área médica. Ela pode ajudar as pessoas a lidar melhor com problemas físicos e emocionais. Ela pode auxiliar a reconstruir e reparar anormalidades físicas devido a traumas, envelhecimento ou defeitos congênitos. Também pode contribuir para dar às pessoas mais autoconfiança e autoestima.

Quer saber mais sobre a lipoaspiração, um dos procedimentos mais realizados na cirurgia plástica? Confira nosso artigo sobre a técnica de vibrolipoaspiração!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *