Zaganelli Oliveira | WhatsApp

Síndrome do túnel do carpo: tratamento

Por: Dr. Sonival Azevedo Oliveira

O punho é formado por dezenas de estruturas bem delicadas. Muitas delas são estabilizadas e protegidas pelos ossos do carpo, que formam pequenos canais: os túneis do carpo. Por eles, passam tendões, ligamentos e nervos. A síndrome do túnel do carpo (STC) é uma lesão comum e dolorosa do punho, resultante da compressão e do estresse repetitivo de algumas estruturas localizadas nessa região.

Neste artigo, você aprenderá sobre o tratamento da síndrome do túnel do carpo. Se você tiver sintomas, continue lendo para saber como prevenir ou tratá-la de forma eficaz antes que ela piore!

O que é a síndrome do túnel do carpo?

A STC é uma condição causada pela compressão no nervo mediano, que vai do braço até o punho e a mão. O túnel do carpo é uma passagem formada pelos ossos e ligamentos do punho. O nervo mediano e os tendões do polegar e dos dedos passam por esse espaço apertado.

Geralmente, a condição é desencadeada por fatores, como:

  • Exposição ocupacional. Pessoas que realizam movimentos repetitivos com os dedos e com as mãos têm maior risco de STC;
  • Luxação e lesões no carpo;
  • Doenças reumatológicas;
  • Doenças endocrinológicas (diabetes, hipotireoidismo, etc.);
  • Devido a mudanças hormonais, o corpo feminino tem uma tendência maior a reter líquidos. Com isso, pode surgir um edema na região do túnel do carpo, comprimindo o nervo mediano.

Quando há alguma lesão na região ou edema na região, pode ocorrer uma compressão nervosa relacionada a sintomas, como:

  • Dor no punho;
  • Dor no polegar, indicador, médio e/ou anular que piora durante o uso do computador ou atividades com movimentos repetidos;
  • Fraqueza no movimento de pinça da mão (usado para pegar objetos, por exemplo);
  • Dormência e formigamento em nos dedos da mão ao segurar objetos ou de madrugada;
  • Sensação de fincadas agudas no polegar.

Tratamento síndrome do túnel do carpo

Felizmente, a síndrome do túnel do carpo é uma condição tratável. Se você sentir os sintomas, visite um médico e faça um exame ortopédico completo do punho. Depois disso, ele poderá requisitar alguns exames para esclarecer a sua condição.

O tratamento dependerá de diversos fatores, como a causa da STC e a gravidade dos sintomas. Veja algumas possibilidades terapêuticas a seguir.

Tratamento conservador (não cirúrgico)

Em torno de 80% dos casos respondem ao tratamento não cirúrgico. Existem alguns tipos de medicamentos que podem ser prescritos para aliviar a dor e a inflamação da síndrome do túnel do carpo, como:

  • Anticonvulsivantes com a pregabalina;
  • Vitaminas do complexo b como a benfotiamina;
  • Anti-inflamatórios esteroides (em algumas situações);
  • Anti-inflamatórios não-esteroides (AINEs), como ibuprofeno ou naproxeno, para reduzir a inflamação e a dor;
  • Antidepressivos, como duloxetina e amitriptilina, que ajudam a controlar a dor crônica.

Se você está passando por uma crise muito intensa da síndrome do túnel do carpo, pode ser necessária uma injeção de cortisona para reduzir o inchaço.

Outros recursos importantes:

  • Terapia ocupacional;
  • Órteses para o punho.

Se os sintomas do túnel do carpo persistirem por mais várias semanas e não se resolvem com a medicação, você pode ser encaminhado a um cirurgião de mão para a descompressão cirúrgica do túnel do carpo.

Cirurgia

O procedimento é chamado de descompressão do túnel do carpo e envolve o corte do ligamento que comprime o nervo mediano. É uma cirurgia seja relativamente segura, ela apresenta baixo risco de infecção, rigidez e cicatrizes. Ele tem um processo de recuperação que pode levar de 3 a 6 meses para o retorno completo à função anterior.

Uma das técnicas operatórias mais avançadas nesses casos é a microcirurgia. Ela é realizada com equipamentos de última geração, que ampliam visualmente as estruturas e evitam lesões acidentais. Os instrumentos utilizados são bastante delicados, pois há dezenas de estruturas com dimensões milimétricas. Caso alguma delas se rompa, poderia haver um prejuízo significativo na função das mãos.

Portanto, caso a cirurgia seja necessária, priorize a microcirurgia e a realize com um profissional experiente. Isso poderá melhorar bastante o prognóstico da sua recuperação, além de reduzir o risco de complicações.

Medidas ergonômicas

Você pode evitar a síndrome do túnel do carpo tomando medidas preventivas.

  • Usar teclados e mouses ergonômicos, projetados para reduzir a tensão no pulso;
  • Usar talas de pulso ou outras formas de imobilização, que podem ajudar a reduzir o estresse na região e facilitar a recuperação;
  • Fisioterapia, que demonstrou ajudar a reduzir os sintomas da STC;
  • Tratar as condições de base associadas (diabetes, hipertensão, hipotireoidismo, reumatismo, obesidade, etc.).

Além disso, você deve dormir adequadamente e manter uma dieta nutritiva. Hábitos saudáveis ​​de sono e dieta também podem ajudar a reduzir processos inflamatórios associados à síndrome do túnel do carpo.

Se você tiver algum sintoma, visite um médico e faça uma investigação completa da saúde do seu punho. Caso a síndrome do túnel do carpo seja diagnosticada, você também pode receber medicamentos prescritos para reduzir a inflamação e a dor.

Caso necessário, pode ser indicada a microcirurgia de descompressão, que envolve o corte do ligamento que está comprimindo o nervo mediano. Além de tratar a condição, provavelmente ele recomendará que você siga um plano de prevenção para a STC.

Quer saber mais sobre a síndrome do túnel do carpo e quais são os seus sintomas? Confira nosso artigo sobre o tema!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *