Zaganelli Oliveira | WhatsApp

O que é a síndrome do túnel do carpo e como é feito o diagnóstico?

Por: Dr. Sonival Azevedo Oliveira

A síndrome do túnel do carpo é uma condição ortopédica que atinge o punho, as mãos e os dedos. Ela é provocada principalmente pela compressão do nervo mediano no nível do túnel do carpo. Com isso, as regiões que ele inerva podem apresentar dor e perda da sensibilidade. O quadro pode ter diversas causas, como tumores, exposição ocupacional e doenças reumatológicas.

Quer entender melhor? Acompanhe nosso post! 

O que é a síndrome do túnel do carpo e por que recebe o termo “síndrome?

Tecnicamente, chamamos de síndrome uma condição que tem um conjunto de sinais e sintomas bem determinados. No entanto, ela é a doença em si.

Portanto, a síndrome do túnel do carpo (STC) é caracterizada pelas alterações neurossensoriais das regiões inervadas pelo nervo mediano abaixo do punho. Isso pode estar relacionada a diferentes doenças e afecções.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito pela avaliação clínica, complementada por exames de imagem e/ou eletroneuromiográficos. 

Anamnese

A anamnese começa com a queixa do paciente, que explicará os motivos que o trouxeram à consulta. Geralmente, nos casos de síndrome do túnel do carpo, as principais são:

  • Dor;
  • Diminuição da sensibilidade (hipoestesia);
  • Sensações anormais, como os formigamentos (parestesias).

Esses sintomas geralmente atingem o punho, a mão e os dedos, poupando o dedo mínimo. Em casos mais avançados ou graves, a dor pode irradiar para os braços e os ombros, abrangendo, portanto, todo o membro superior.

Depois disso, o médico vai aprofundar a investigação sintomatológica com perguntas, como:

  • Quando começaram?
  • Houve algum episódio que desencadeou o quadro?
  • Com qual frequência surgem?
  • Qual a intensidade e o impacto funcional sobre a sua vida?
  • Existem outros sintomas associados?
  • Há fatores de melhora ou piora?
  • A dor irradia para algum lugar?

Assim, poderemos saber se as características são compatíveis com a síndrome do túnel do carpo.

Exame físico geral

O exame físico também é uma etapa essencial para o diagnóstico da síndrome do túnel do carpo. Um ponto muito importante do exame físico é a avaliação da sensibilidade. É muito importante que ela não seja feita apenas no local afetado, mas em todo o corpo. Afinal, há doenças que podem causar quadros generalizados de perda da sensibilidade. 

Testes de provocação

Os testes de provocação são manobras que o médico faz ao exame físico com a finalidade de causar uma irritação ou uma alteração na região acometida pela lesão. Na síndrome do túnel do carpo, os seguintes são realizados:

  • Teste de Phalen — essa manobra é feita com o paciente pressionando a superfície dorsal de uma mão contra a outra com a finalidade de causar uma hiperflexão do punho. O teste é considerado positivo quando há dor ou parestesia nos dedos comumente afetados pela síndrome do túnel do carpo.
  • Teste de Tinel — ele consiste em um leve impacto realizado pelo cirurgião no túnel do carpo, sendo positivo quando há dor ou parestesia nos dedos inervados pelo nervo mediano. É um teste um pouco menos sensível do que o teste de Phalen;
  • Compressão do túnel carpal (Teste de Paley e McMurphy) — a compressão do túnel do carpo pode ser feita por 30 segundos, podendo indicar uma lesão quando o paciente apresenta dor ou parestesia após o final da provocação. É um teste que apresenta uma boa sensibilidade e uma especificidade acima de 80%.

Teste da elevação de mãos — o paciente deve levantar as mãos acima da cabeça por aproximadamente um minuto. Caso algum dos sintomas da síndrome surgem nesse momento, o teste pode ser considerado positivo. Na verdade, esse teste não é muito usado porque problemas vasculares causam confusão diagnóstica.

Os testes provocativos são um dos pilares do diagnóstico da síndrome do túnel do carpo, devendo sempre ser realizados diante da suspeita. 

Exames complementares

Os exames complementares não fazem o diagnóstico, mas o auxiliam. Isso significa que eles podem estar normais em um paciente doente. O quadro clínico como um todo é mais importante do que os exames isolados.

Os principais exames requisitados atualmente são:

  • Exames de imagem — a ultrassonografia ortopédica (neuromuscular) do punho é um exame muito importante para verificar se há alguma causa que leva a uma síndrome do túnel do carpo secundária e para identificar sinais indiretos da doença. Por exemplo, alguns pacientes apresentam um espessamento do nervo mediano. Esse é o mais frequentemente usado;
  • Eletroneuromiografia — é um exame que tem o objetivo de avaliar a função dos músculos e da inervação do punho. Ele é importante para excluir outras causas que podem estar relacionadas aos sintomas, como as radiculopatias, as plexopatias, as neuropatias, a somatização e doenças do sistema nervoso central. Esse é usado apenas em casos duvidosos.

Pontuação de Katz

A pontuação de Katz é um diagrama autoadministrado pelo paciente com a finalidade de identificar as características e a localização ao dos sintomas. Ela pode classificar o quadro clínico do paciente em clássicos, prováveis ou negativos.

A associação de sintomas, sinais e exames de imagem (da eletromiografia apenas em casos duvidosos) fornecem um diagnóstico mais acurado da STC. Contudo um diagnóstico sugestivo pode ser utilizado caso os sintomas sejam muito semelhantes ao da condição e os exames complementares sejam normais. 

Atualmente, a pontuação de Katz associada ao sinal de Tinel e a compressão do túnel do carpo são os instrumentos clínicos mais importantes que temos para o diagnóstico da síndrome do túnel do carpo. Assim, o paciente poderá receber um tratamento mais individualizado ao seu caso.

Quer saber mais sobre a síndrome do túnel do carpo? Confira nosso post sobre o tema!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *