Zaganelli Oliveira | WhatsApp

Vibrolipoaspiração – vantagens sobre a lipoaspiração tradicional

Por: Dr. Rafael Vidigal

A vibrolipoaspiração é uma técnica moderna de lipoaspiração, que é um procedimento muito popular na cirurgia plástica. Ela tem o objetivo de tratar o excesso de tecido adiposo subcutâneo por meio de cânulas que aspiram parte das células de gordura e as retiram do organismo. Com isso, podem ajudar pacientes com esse tipo de queixa a atingirem os resultados estéticos desejados.

Houve bastante evolução da lipoaspiração nos últimos anos. Um dos grandes avanços recentes foi a vibrolipoaspiração, que acopla um aparelho vibratório às cânulas de aspiração com a finalidade de facilitar o descolamento e a aspiração da gordura. Com isso, é possível remodelar o contorno corporal das pacientes que chegam aos consultórios de cirurgia plástica.

Dizemos que a vibrolipoaspiração é uma evolução, pois traz alguns benefícios interessantes, como a redução do tempo cirúrgico, uma menor invasividade e uma recuperação mais rápida. A gordura abdominal captada por essa técnica geralmente apresenta uma excelente qualidade para a lipoescultura (enxerto) dos glúteos e das mamas.

Quer saber mais sobre o tema? Acompanhe o nosso post!

O que é a vibrolipoaspiração?

Para entendê-la, precisamos relembrar o que é a lipoaspiração tradicional. Nela, utiliza-se um sistema composto com cânulas e seringas conectadas a um aparelho de sucção, a bomba de vácuo (lipoaspirador). No entanto, apenas a força mecânica da sucção não é suficiente para descolar grande parte do tecido gorduroso. Esse descolamento é feito pela força física do cirurgião e pelos movimentos repetitivos que ele faz sobre a cânula.

Apesar de a técnica tradicional ser muito segura quando realizada por um cirurgião plástico experiente e capacitado, ela está sujeita a um trauma mais intenso e um risco maior de complicações.

A vibrolipoaspiração foi desenvolvida para minimizar esse problema. Para facilitar o descolamento da gordura, as cânulas são acopladas a um equipamento que vibra rapidamente (milhares de movimentos cíclicos por minuto), facilitando o deslocamento.

Como a vibrolipoaspiração é feita?

A vibrolipoaspiração é um procedimento realizado em cerca de 3 a 4 horas. O tempo cirúrgico dependerá principalmente de:

  • Volume de gordura a ser aspirado;
  • Área do corpo que receberá a intervenção;
  • Aplicação de enxerto da gordura retirada em outras regiões do corpo.

A cirurgia ocorre sob anestesia peridural com sedação. Em outras palavras, é feita aquela anestesia aplicada entre as vértebras da coluna. Além disso, a paciente é sedada para que tenha um nível de consciência reduzido durante o procedimento.

Isso é diferente da anestesia geral, que provoca um rebaixamento muito mais intenso da consciência e dos sentidos da paciente. A utilização da anestesia geral pode ser necessária em casos raros.

Antes de inserir as cânulas de aspiração, o médico faz pequenas incisões em locais estratégicos. Depois disso, injeta-se solução fisiológica no local para facilitar o descolamento, reduzir o trauma e o sangramento.

Então, as cânulas poderão ser inseridas. Na vibrolipoaspiração, elas são acopladas a um aparelho especial, trazendo a capacidade de vibrar ao mesmo tempo em que suga a gordura. Ele atinge até 3.000 movimentos por minuto, com um avanço de 3 a 5 mm. No movimento rítmico e padronizado de vaivém da cânula, a gordura subcutânea se descola e é capturada pela pressão de sucção na luz da cânula.

Nas cirurgias tradicionais, o vaivém seria feito com a força do próprio cirurgião. A vibrolipoaspiração traz mais precisão para ele, pois ele poderá fazer movimentos mais finos e suaves (sua força não é mais tão necessária para o descolamento adiposo). Os movimentos mais bruscos serão exceção, e não a regra.

Com isso, a cirurgia se torna muito mais tranquila e rápida, além de menos traumático. Isso traz vantagens não apenas para o médico, mas sobretudo para as pacientes.

Benefícios da vibrolipoaspiração

Algumas evidências atuais mostram vantagens promissoras da vibrolipoaspiração em relação à antiga lipoaspiração tradicional, como:

  • Redução do tempo de cirurgia;
  • Sangramento reduzido;
  • menor risco de perfuração (menos força utilizada);
  • delicadeza para modelagem e definição do contorno corporal;
  • menos equimose (manchas roxas).

Outro benefício interessante é a recuperação pós-operatória mais rápida. A lipoaspiração, em qualquer técnica, é um procedimento invasivo extenso. Então, demanda um repouso da paciente por um determinado tempo de repouso.

Depois disso, atividades cotidianas podem ser retomadas, mas exercícios físicos leves somente são indicados a partir de 15 dias. Progressivamente, a carga poderá ser aumentada de acordo com a resposta do corpo da paciente.

Durante 90 dias, o uso de cintas pós-operatórias e modeladoras é recomendado, devendo sempre ser colocadas de forma confortável. Os excessos podem gerar lesões internas, feridas e comprometer a circulação de sangue da pele (levando à necrose).

Portanto, a vibrolipoaspiração é uma técnica promissora, que vem ajudando muitos pacientes a conquistarem a aparência estética que desejam. Todo o processo, desde o planejamento até o pós-cirúrgico, deve ser feito de forma individualizada para cada paciente e com base na construção de uma relação de confiança.

Quer saber mais sobre a vibrolipoaspiração e para quem ela está indicada? Confira nosso post sobre o tema!

One thought on “Vibrolipoaspiração – vantagens sobre a lipoaspiração tradicional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *