Zaganelli Oliveira | WhatsApp

Reabilitação ortopédica: saiba mais

Por: Dr. Sonival Azevedo Oliveira

Quando você experimenta uma lesão debilitante, ela pode ter um impacto significativo em sua vida. Sua atividade física, trabalho e tarefas diárias podem ser um desafio quando você tem dor ou mobilidade limitada.

Programas de reabilitação ortopédica ajudam as pessoas a se recuperar mais rapidamente após um acidente ou cirurgia, aliviando o impacto dos sintomas em sua vida cotidiana e permitindo que elas voltem às atividades normais mais cedo.

Os serviços de reabilitação são comumente oferecidos como parte de um plano de recuperação de pacientes que passam por tratamentos ortopédicos, como as cirurgias e a imobilização para fraturas.

Os programas de reabilitação ortopédica são adaptados às suas necessidades específicas, com base em seu diagnóstico. Dependendo do tipo de lesão, diferentes tipos de atividades serão recomendados intervenções para melhorar a amplitude de movimento e força, reduzindo ao mesmo tempo a dor e o risco de complicações futuras.

Quer saber mais sobre o tema? Acompanhe nosso post!

O que é reabilitação ortopédica?

A reabilitação ortopédica é um programa especializado projetado para ajudar os indivíduos a se recuperarem de uma lesão musculoesquelética. Os médicos podem recomendá-la a pessoas com problemas relacionados a ossos, articulações, ligamentos, tendões e músculos, como:

  • ossos quebrados;
  • problemas articulares como artrite;
  • complicações pós-operatórias;
  • tendinites e tenossinovites;
  • lesões esportivas (como rompimento de ligamentos);
  • danos nas cartilagens.

Nem todas as questões ortopédicas requerem reabilitação, mas se sua lesão estiver limitando suas atividades diárias, você pode se beneficiar desse tipo de terapia. Uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde criará um plano de recuperação personalizado para ajudá-lo a voltar às suas atividades diárias o mais rápido e seguro possível.

 O que esperar de um programa de reabilitação ortopédica da mão?

Um programa de reabilitação ortopédica pode incluir as seguintes intervenções:

  • Avaliação médica: o profissional examinará sua lesão e diagnosticará a causa dos sintomas. Ele também determinará se uma um procedimento cirúrgico é necessário;
  • Fisioterapia: eles utilizam técnicas manipulação manual do aparelho osteomuscular e exercícios ativos para guiá-lo para melhorar sua mobilidade, força e movimentos finos;
  • Terapia ocupacional: ajudam você a adquirir habilidades de vida diária, como comer e tomar banho, que podem ter sido limitadas por sua lesão. Eles também podem fornecer assistência em tarefas diárias, como vestir e cuidar de si, que podem ter se tornado um desafio durante sua recuperação;
  • Gerenciamento da dor: o manejo da dor pode assumir muitas formas, desde medicação até acupuntura. Seu médico determinará a melhor abordagem para você.

 Objetivos de um programa de reabilitação ortopédica

  • Melhorar a dor e a funcionalidade: uma vez que sua lesão tenha sido diagnosticada e tratada, seu programa de reabilitação ortopédica se concentrará na recuperação. Sua equipe de profissionais de saúde o ajudará a desenvolver a força, mobilidade e flexibilidade necessárias para retornar às atividades diárias com o mínimo possível de sintomas e disfunções;
  • Identificar e corrigir a má postura: pessoas que experimentam dor ortopédica podem adaptar sua postura e padrões de movimento para compensar a dor. Sua equipe de reabilitação o ajudará a identificar e corrigir os maus padrões de movimento, os quais podem levar a lesões musculares e articulares a longo prazo;
  • Restaurar a independência e a normalidade: muitas vezes, a melhor prescrição para a dor ortopédica é aprender a conviver com ela. Com terapias, medicamentos e técnicas de autocuidado, você pode dar ao seu corpo o descanso que ele precisa para curar, reduzindo a dor e o inchaço e devolvendo-o às suas atividades diárias normais.

Exercícios em um Programa de Reabilitação

Dependendo de seu diagnóstico, um programa de reabilitação ortopédica pode incluir uma combinação de exercícios ativos, terapia manual e/ou modalidades como terapia de calor ou frio.

Sua equipe de saúde adaptará um programa baseado em suas necessidades, utilizando as melhores práticas baseadas em evidências projetadas para melhorar sua condição e ajudá-lo a voltar à vida diária o mais rápido possível.

Os exercícios são um componente chave da maioria dos programas de reabilitação ortopédica. Estes exercícios ajudam a melhorar os movimentos e o equilíbrio, reduzindo a dor e melhorando a função. A terapia mecânica, como a mobilização das articulações, é uma técnica que utiliza uma suave pressão manual para ajudar a restaurar o movimento das articulações que se tornaram rígidas. Outras intervenções, tais quais o ultrassom e a eletroterapia, podem reduzir a dor, aumentar o fluxo sanguíneo e melhorar a cura.

Esses serviços podem ser disponibilizados como programas ambulatoriais que podem ajudar as pessoas a voltar para casa após a hospitalização e iniciar o processo de recuperação em casa com a assistência de profissionais médicos.

Quando você sofre uma lesão, ela pode ser devastadora, mas felizmente há muitas maneiras de se recuperar com mais qualidade. As atividades de reabilitação ortopédica podem ajudar as pessoas a se recuperarem de lesões atléticas, fraturas, substituição de articulações e muitas outras questões relacionadas ao aparelho musculoesquelético.

Esses programas de reabilitação podem lhe fornecer a orientação e o apoio necessários para reduzir a dor e retornar às suas atividades diárias o mais rápido possível.

Quer saber mais sobre a ortopedia, cirurgia da mão e a saúde do sistema musculoesquelético? Siga as nossas páginas nas redes sociais Instagram e Facebook!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *