Zaganelli Oliveira | WhatsApp

Cuidados antes e depois da cirurgia plástica

Por: Dr. Rafael Vidigal

A busca pelo corpo ideal e aumento da vaidade, tanto de mulheres quanto de homens, provocou um grande crescimento no número de realização de cirurgia plástica.

O Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking de países que mais realizam cirurgias plásticas, seguido por Estados Unidos e México.

Segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), somente no Brasil cerca de 1,5 milhão de cirurgias plásticas foram realizadas em 2019. Isso contribuiu para que o país subisse ainda mais no ranking.

A Cirurgia Plástica é uma especialidade do campo da medicina que atua em diversas regiões do corpo, como crânio, face, pescoço, tronco, membros, genitália e várias outras.

Os procedimentos podem ser indicados para finalidade estética, reparadora ou ambos, a depender das necessidades do quadro e requisições do paciente.

Existem diversas formas e possibilidades de se fazer uma cirurgia plástica. Porém assim como os outros procedimentos cirúrgicos de finalidade curativa, o processo de cirurgia plástica requer cuidados pré-operatórios e pós-operatórios.

Isso porque pode possibilitar maiores chances de sucesso durante a realização do procedimento, reduzir os riscos e promover um prognóstico melhor para o paciente.

Se interessou pelo assunto? Então acompanhe o nosso post!

O que é cirurgia plástica?

A cirurgia plástica possibilita ao indivíduo a reparação, retirada ou reconstituição de partes do corpo a fim de promover a harmonização ou reparação dessas regiões.

Existem diversas possibilidades de se fazer uma cirurgia plástica. Dentre elas estão:

  • Lipoabdominoplastia: técnica de aspiração da gordura localizada em todo o contorno corporal e retirada do excesso de pele da região do abdome inferior;
  • Implante de silicone mamário: um dos procedimentos mais procurados no campo da Cirurgia Plástica e consiste em introdução de prótese de silicone na região mamária que pode ser indicada para diferentes finalidades;
  • Vibrolipoaspiração: é semelhante a lipoaspiração, porém utiliza equipamentos mais modernos a partir da vibração da cânula aspiradora;
  • Enxerto de gordura: pode ser realizado a partir da retirada de gorduras de determinadas regiões e implantadas em outras;
  • Mastopexia: é realizada para correção de ptose mamária (queda) e pode também ser conhecido como procedimento de elevação das mamas;
  • Miniplástica de abdome: técnica cirúrgica que busca estabelecer um contorno abdominal mais harmônico a partir da retirada do excesso de pele na região suprapúbica;
  • Blefaroplastia: procedimento realizado nas pálpebras para melhorar os contornos a partir da retirada do excesso de pele e gordura;
  • Rinoplastia: cirurgia realizada no nariz para diferentes aplicações;
  • Otoplastia: é realizada nas orelhas para correção de alterações e deformidades anatômicas.

A partir de todos esses procedimentos, a cirurgia plástica tem expandido o campo de atuação da especialidade médica e ampliando as possibilidades de técnicas.

Elas podem ser realizadas sob efeito anestésico geral ou local a depender do tipo de procedimento. O tempo de recuperação e repouso também varia em cada tipo de cirurgia.

Quais são os cuidados antes da cirurgia?

Existem cuidados que o paciente deve ter antes de realizar uma cirurgia plástica. Esses cuidados devem ser realizados pelo próprio paciente a fim de que possibilite um procedimento eficaz.

O procedimento padrão antes de cirurgias em geral, requer a realização do risco cirúrgico. É um exame médico que visa avaliar e inspecionar o estado de saúde do paciente antes de realizar a cirurgia.

Normalmente, é realizado por médicos especializados em Cardiologia. São realizados exames que permitem identificar possíveis alterações no funcionamento do organismo do paciente.

Além disso, fatores de risco para possíveis complicações durante o procedimento, bem como histórico pessoal, familiar, hábitos de vida e uso de medicamentos, também podem ser investigados no período pré-operatório.

Em relação aos cuidados individualizados, o paciente deve:

  • Manter hábitos alimentares saudáveis: ingerir carnes magras, grãos, cereais, legumes, frutas, verduras, leite e alimentos ricos em ferro (feijão, lentilha, folha verde-escuro, aves e peixes);
  • Evitar tabagismo (hábito de fumar);
  • Ingerir líquidos diversos para uma boa hidratação, como água, sucos, isotônicos e chás naturais.

Além disso, é importante seguir as recomendações do médico responsável pela realização da cirurgia plástica para garantir boa aptidão para que o procedimento seja realizado.

Quais são os cuidados depois da cirurgia?

Existem também cuidados que o paciente deve ter após a realização da cirurgia. Os pós-operatórios da cirurgia plástica são distintos, a depender do procedimento realizado e condições do paciente no pré-operatório.

Os cuidados depois da cirurgia visam promover uma recuperação adequada e eficaz para o paciente além de garantir resultados estéticos mais satisfatórios.

Vale ressaltar, que a cirurgia plástica, assim como os outros procedimentos cirúrgicos, interfere no equilíbrio natural do organismo.

Portanto, após o procedimento, é recomendado para o paciente:

  • Manter repouso pelo tempo determinado pelo médico;
  • Evitar fumar no período de recuperação;
  • Manter as recomendações de hidratação e alimentação saudável do pré-operatório;
  • Evitar exposição direta à luz solar;
  • Suspender a prática de atividade física até a liberação pelo médico;
  • Respeitar e seguir as dosagens e horários dos medicamentos prescritos;
  • Evitar situações que possibilitem estresse físico e mental.

Além disso, o paciente deve seguir as recomendações do médico responsável acerca dos cuidados específicos do seu procedimento, visto que a recuperação de cada tipo de cirurgia plástica pode exigir cuidados distintos.

Gostou do post? Então visite o nosso site para saber mais sobre cirurgia plástica!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *