Zaganelli Oliveira | WhatsApp

Cirurgia plástica: conheça as possibilidades

Por: Dr. Rafael Vidigal

A cirurgia plástica é uma das 50 especialidades médicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB), com várias possibilidades de atuação e que tem crescido bastante nos últimos anos.

Tem se tornado cada vez mais popular, principalmente devido à evolução da maneira com que é feita e o maior acesso aos procedimentos.

O Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking de países que mais realizam cirurgias estéticas em todo o mundo, segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS). O avanço científico e tecnológico tem possibilitado que o país se destaque como referência na medicina estética mundial.

Ainda segundo a ISAPS, Brasil e Estados Unidos concentram juntos cerca de 25% do total dos números de cirurgiões plásticos e, em 2018, foram realizadas mais de 1 milhão de cirurgias plásticas estéticas somente em território nacional.

Isso mostra que o país se encontra em constante desenvolvimento e capacitação para oferecer serviços competentes para os quais a cirurgia plástica é buscada.

Além disso, com o grande investimento científico e tecnológico nessa área estética e crescente popularização dos procedimentos, a cirurgia plástica tem se tornado cada vez mais acessível.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), dentre as possibilidades de cirurgia plástica mais procuradas estão:

  • implantes mamários com prótese de silicone;
  • lipoaspiração;
  • abdominoplastia;
  • blefaroplastia (plástica de pálpebras);
  • mastopexia (suspensão de mama);
  • redução mamária;
  • rinoplastia (modelação do nariz);
  • lifting facial (rejuvenescimento da face).

Essas e outras possibilidades estão cada vez mais populares e mais acessíveis. A cirurgia plástica é um campo muito amplo, que permite a combinação de várias modalidades e que aproxima as pessoas do corpo almejado.

Se interessou pelo tema? Acompanhe o nosso texto!

O que é cirurgia plástica?

A cirurgia plástica é um campo da medicina que se direciona para estética, com ampla área de atuação. Suas operações proporcionam o tratamento de condições, traumas, doenças e mesmo inseguranças, a fim de melhorar o aspecto estético para o paciente.

Se dá por meio da realização de procedimentos cirúrgicos modeladores que podem ser realizados em diversas áreas do corpo, a partir da retirada ou transferência de tecidos, reconstrução anatômica, aplicação de próteses e várias outras modalidades.

As técnicas da cirurgia plástica reparadora podem ser utilizadas para correção de malformações congênitas, em consequência de acidentes traumáticos que geram deformidades, queimaduras, retiradas de tumores.

Nos casos de retiradas de tumores, como em alguns quadros de câncer de pele, por exemplo, o médico pode utilizar técnicas da cirurgia plástica para reduzir possíveis danos estéticos decorrentes do procedimento cirúrgico.

Essas variadas possibilidades de atuação da cirurgia plástica permitem que o objetivo estético seja alcançado e a potencialização da autoestima do paciente seja possível.

Quais são os tipos de cirurgia plástica?

Como foi dito, existem diversas possibilidades de cirurgias plásticas. Esse campo da medicina tem se especializado cada vez mais nos métodos e técnicas de realização para abranger um maior número de resultados estéticos.

Implante de silicone mamário

O implante de silicone mamário é o procedimento mais procurado dentre as opções de cirurgias plásticas. Pode ser realizado no campo da mamoplastia (cirurgia plástica de mamas), que tem como finalidades:

  • redução ou aumento dos seios;
  • correção da queda das mamas (ptose mamária);
  • retirada de excesso de pele.

Podem ser realizadas em momento único ou em dois tempos (momentos diferentes). A implantação do silicone nas mamas tem como objetivo atingir um resultado estético mais favorável.

Vibrolipoaspiração

A lipoaspiração é a segunda cirurgia plástica mais buscada nos consultórios. É indicada tanto para mulheres, quanto para homens, que possuam o desejo de tratar acúmulos de gordura localizados. A vibrolipoaspiração é um tipo de lipoaspiração modernizada.

Essa técnica utiliza um aparelho acoplado à câmera que vibra continuamente, o que favorece o deslocamento da gordura, para sua retirada mais facilitada e um remodelamento dos contornos mais favoráveis.

A inovação tecnológica da vibrolipoaspiração possibilitou um procedimento cirúrgico mais rápido, menos traumático e captação de gordura que pode ser utilizada em outro procedimento estético, a enxertia de gordura.

Enxerto de gordura

O enxerto de gordura, ou lipoenxertia, como também pode ser chamado, foi desenvolvido e tem se popularizado após inovações científicas em outras modalidades. A retirada da gordura localizada durante a lipoaspiração pode ser aplicada em outra região do corpo.

Isso quer dizer que a gordura retirada pode ser destinada a estabelecer contornos mais regulares em uma região diferente da qual foi aspirada, como por exemplo glúteos e mamas.

Além disso, pode ser associada a técnicas de mamoplastia, como com implante de silicone mamário, para que dessa forma o preenchimento dos seios seja mais delineado.

Mastopexia

A mastopexia é um procedimento realizado nas mamas com a finalidade de corrigir a queda dos seios. Essa técnica possibilita a retirada do excesso cutâneo (pele) para reduzir o aspecto de flacidez.

É um quadro comum em mulheres com seios volumosos, ganho de peso, que passaram por várias gestações seguidas de amamentação, ou efeitos naturais do envelhecimento.

Os seios são remodelados a partir da remoção da pele excessiva para atingir contornos e medidas esteticamente mais harmônicas.

Lipoabdominoplastia

A lipoabdominoplastia consiste na associação das técnicas de lipoaspiração e abdominoplastia, ou seja, além de retirar o excesso de gordura, também é retirada a pele flácida.

Além disso, ainda é possível aproximar a musculatura reto abdominal nos quadros de diástase, quando os músculos estão afastados, recorrente após gravidez. A aspiração de gordura pode ser realizada nas regiões do abdômen, flancos e costas.

Miniplástica de abdome

A miniplástica de abdome recebe esse nome devido ao tamanho reduzido da sua área de realização quando comparada com a abdominoplastia tradicional. Ela opera na região suprapúbica, inferior da barriga, ou seja, a retirada da pele flácida presente nesta região.

Na maior parte dos quadros, é associada à técnica de lipoaspiração e enxerto de gordura na região glútea.

Pode ser realizada tanto por mulheres quanto por homens que desejam corrigir a desproporção na região inferior do abdome. Devido ao seu tamanho reduzido, a incisão cirúrgica e cicatrizes são menores e a recuperação melhor.

Quando procurar a cirurgia plástica?

Como foi dito ao longo do texto, a cirurgia plástica permite várias possibilidades de realização das técnicas.

Existem diversos cirurgiões bem capacitados que estão abertos a ouvir os relatos dos pacientes e atuar de modo a colaborar com a potencialização da autoestima. Portanto, consulte um médico especialista em cirurgia plástica para avaliação do quadro e estabelecimento dos procedimentos mais indicados.

Gostou do texto? Toque aqui para saber mais sobre cirurgia plástica e suas possibilidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *