O preenchimento dos grandes lábios é uma técnica que rejuvenesce a região íntima feminina, minimizando os efeitos do tempo e melhorando a estética. A partir dos 35 anos, mudanças começam a acontecer no corpo da mulher, principalmente porque os níveis hormonais diminuem, e isso também afeta a vulva. Esse processo se agrava depois dos 40 anos.
A cada dia as mulheres estão se cuidando mais. Procuram cada vez mais produtos e tratamentos estéticos que melhoram a qualidade de vida, principalmente com o objetivo de evitar os efeitos do envelhecimento. Embora alguns tratamentos não tenham necessariamente indicação clínica, podem melhorar muitos aspectos da vida da mulher, assim como sua autoestima.
Com o passar do tempo, a região íntima, assim como outras áreas do corpo, vai se tornando flácida e perdendo volume, o que provoca mudanças em seu aspecto. Embora isso geralmente não cause problemas funcionais à vida sexual da mulher, pode afetar a autoestima e reduzir sua satisfação.
Hoje existem técnicas para reverter ou pelo menos minimizar os efeitos do envelhecimento nessa região, como o preenchimento dos grandes lábios.
Sistema genital feminino – os grandes lábios
O sistema genital feminino é formado por:
- grandes lábios;
- pequenos lábios;
- clitóris;
- monte pubiano;
- abertura da vagina;
- abertura uretral.
Os grandes lábios são revestidos pela pele e por pelos, que crescem a partir da puberdade devido à ação dos hormônios, que preparam o corpo da mulher para a vida adulta e reprodutiva.
Os grandes lábios têm a função principal de proteger os outros órgãos genitais externos e a abertura da vagina, além de produzir substâncias lubrificantes por ação de glândulas específicas para umidificar a região, sobretudo para facilitar as relações sexuais.
Com o envelhecimento, tanto a estética como a função dos grandes lábios vão sendo afetadas, por isso muitas mulheres procuram tratamentos.
Indicações do preenchimento dos grandes lábios
O preenchimento dos grandes lábios tem sido muito indicado para mulheres que estão incomodadas com seu órgão genial externo. Geralmente isso acontece pelo envelhecimento, que de forma geral provoca a atrofia dos grandes lábios devido à redução dos níveis hormonais. No entanto, a técnica pode ser indicada também para mulheres mais jovens que queiram melhorar a aparência da região.
Dessa forma, o preenchimento dos grandes lábios é mais indicado para mulheres com mais de 35 anos e atrofia dos grandes lábios por qualquer razão.
Existem intervenções que podem ser associadas ao preenchimento dos grandes lábios, como a ninfoplastia (labioplastia), retirada do excesso de pele, laser de CO2, Erbium (laser Zye), entre outras.
Como é feito o preenchimento dos grandes lábios
O preenchimento dos grandes lábios pode ser feito por meio de duas técnicas: com ácido hialurônico e com gordura da própria paciente.
Preenchimento com ácido hialurônico
O ácido hialurônico é uma substância produzida pelo nosso corpo que está presente em diversas regiões, como articulações e pele, com a função de hidratar e preencher a pele, mas com o tempo sua produção diminui e vão surgindo marcas de envelhecimento. Por ser uma substância produzida naturalmente pelo nosso corpo, ele tem muitas vantagens.
Hoje, o ácido hialurônico tem diversas aplicações e está presente em muitos produtos cosméticos, assim como em tratamentos estéticos, como os preenchimentos. A aparência desse ácido é semelhante a um gel praticamente transparente, que se deforma ao ser manipulado, comportamento semelhante ao que acontece quando pressionamos e soltamos a nossa pele.
Os cosméticos produzidos com ácido hialurônico, portanto, têm essa propriedade de hidratação e preenchimento, que causa um efeito rejuvenescedor.
O preenchimento dos grandes lábios com ácido hialurônico tem o mesmo objetivo: hidratar e preencher a região para restaurar a estética perdida. A primeira etapa do tratamento é a anestesia local. Depois, o ácido é injetado diretamente nos grandes lábios.
O procedimento é rápido e indolor, mas requer alguns cuidados por alguns dias em virtude de atuar em uma área sensível:
- Evitar relações sexuais durante a recuperação – a sensibilidade pode ficar alterada por alguns dias, mas retorna progressivamente;
- Evitar atividades físicas por cerca de 30 dias;
- Evitar roupas justas;
- Aplicar compressas de gelo no local pode reduzir o inchaço que o procedimento pode causar.
O preenchimento com ácido hialurônico precisa ser refeito a cada 12-24 meses, dependendo de alguns fatores, porque a substância vai sendo consumida pelo corpo, como acontece naturalmente.
Preenchimento com gordura
O objetivo do preenchimento dos grande lábios com gordura da própria paciente é semelhante à técnica com ácido hialurônico: tornar a aparência da região genital feminina mais harmoniosa. No entanto, tem algumas diferenças.
Essa técnica de preenchimento precisa de uma boa avaliação prévia para evitar excesso de volume pós-cirurgia ou volume abaixo do esperado, principalmente porque parte dessa gordura pode ser reabsorvida pelo corpo algum tempo depois.
O preenchimento com gordura começa com a anestesia local e a sedação. Uma vez anestesiada a paciente, é feita uma lipoaspiração simples e rápida em alguma região do corpo que tenha gordura adequada e em excesso.
Essa gordura retirada é aplicada nos grandes lábios em quantidade suficiente para corrigir a flacidez. Para isso, é feita uma incisão e injeta-se a gordura. O corte é feito de forma a deixar a menor cicatriz possível.
O procedimento dura cerca de 30 minutos e a alta é feita no mesmo dia. Depois da cirurgia, a mulher deve evitar principalmente atividades físicas intensas, assim como relações sexuais, até estar recuperada.
Os cuidados pós-cirurgia são os mesmos que os do preenchimento da região com ácido hialurônico.
*Clínica Dra. Eliene Perazzio:Rua Prof. Almeida Cousin, 125 • 10º andar, sala 1018 Ed. Enseada Trade Center • Enseada do Suá • Vitória-ES CEP 29050-565