O desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos tratamentos estéticos acompanharam, ao longo do tempo, o desejo de mulheres e homens de cuidar de sua aparência como um todo para melhorar a autoestima e a qualidade de vida.
No entanto, embora homens procurem procedimentos estéticos, é de conhecimento geral que as mulheres buscam mais esse tipo de tratamento, porque querem sempre estar saudáveis e bem com o seu corpo.
Hoje, as mulheres têm ao seu alcance tratamentos estéticos para praticamente qualquer região do corpo, inclusive a íntima, principalmente para minimizar os efeitos do envelhecimento e de eventos que acontecem durante a vida e causam alterações significativas, como a gravidez.
Um desses procedimentos é o peeling dos grandes lábios, cujo objetivo principal é recuperar a coloração natural da região íntima, que vai escurecendo ao longo da vida por diversos fatores.
O que é peeling dos grandes lábios?
Saber o significado de “peeling” ajuda a compreender a técnica. Peeling, palavra do inglês, significa “descamar”, portanto peeling, de forma geral, é uma técnica que promove a descamação da pele superficial para que uma nova, sem rugas e mais clara, surja e melhore a aparência da região.
O peeling dos grandes lábios nada mais é do que a aplicação dessa técnica de descamação nessa região íntima para reduzir o escurecimento provocado por diversos eventos pelos quais a mulher pode passar ao longo da vida.
Causas do escurecimento da região íntima
Existem alguns processos naturais e hábitos que provocam o escurecimento da pele na região íntima feminina. Os principais deles são:
- Envelhecimento natural da pele;
- Distúrbios hormonais;
- Gestação;
- Aplicação de produtos não indicados para essa sensível região;
- Atrito em geral;
- Depilação;
- Suor em excesso sem a devida higienização.
Muitos desses fatores podem ser evitados, mas outros não. Os tratamentos estéticos como o peeling dos grandes lábios ajudam a mulher a tratar alterações que aconteceram em virtude desses fatores.
Indicações do peeling dos grandes lábios
O peeling dos grandes lábios é um tratamento estético indicado para qualquer mulher que queira recuperar o aspecto mais jovem da região íntima e, com isso, melhorar a autoestima.
No entanto, existem algumas contraindicações:
- Gravidez;
- Infecções;
- Alterações na pele, como feridas, dermatite, entre outras;
- Cirurgia recente.
Por isso, a mulher precisa primeiro passar por uma consulta para avaliar se ela pode fazer o procedimento ou se precisa esperar algum tempo e até fazer algum tratamento antes. Raramente, são solicitados alguns exames durante essa avaliação.
Como é feito o peeling dos grandes lábios?
O primeiro passo para fazer o peeling dos grandes lábios é passar em consulta com um profissional especializado e habilitado para realizar a técnica. Isso é fundamental para ter segurança e obter os resultados desejados.
Nessa consulta, são feitas algumas avaliações:
- análise da região para planejamento do tratamento;
- causas do escurecimento da pele na região;
- se não há nenhum tipo de contraindicação para a realização da técnica.
A paciente também recebe todas as orientações importantes sobre o tratamento para alinhamento de expectativas, para que ela saiba o que esperar do tratamento. Uma das orientações fundamentais é que a região íntima, onde ficam os grandes lábios, tem mais melanócitos que em outras partes do corpo, e isso faz com que ela seja naturalmente mais escura que outras partes do corpo.
Toda essa avaliação é fundamental para o planejamento do tratamento, que envolve, principalmente, a determinação da fórmula do produto que será utilizado e o número de sessões. A fórmula é composta por ácidos que promovem o peeling químico, a descamação da pele para que outra se forme. Cada sessão dura cerca de 30 minutos. O produto é aplicado na pele e não pode ser aplicado em mucosas, uma vez que elas não têm queratina, substância que protege a pele.
Apesar de ser indolor, o intervalo entre as sessões geralmente é de 30 dias para dar tempo de a pele se recuperar do efeito químico do produto. A quantidade de sessões varia de acordo com as características e necessidades da paciente e isso faz parte do planejamento do tratamento.
Quando feito por profissional especializado e habilitado, o peeling dos grandes lábios é um tratamento seguro com baixo risco de efeitos colaterais, mas sempre vai exigir cuidados durante e pós-tratamento.
Resultados e benefícios do peeling dos grandes lábios
O peeling dos grandes lábios oferece alguns benefícios, além do clareamento da região íntima:
- a nova pele nasce mais lisa e firme, melhorando ainda mais o aspecto da região;
- reduz as manchas que possam existir;
- estimula a produção de colágeno;
- facilita a higienização.
Os resultados melhoram a qualidade de vida da mulher em muitos aspectos, incluindo a vida sexual. Esse tratamento também pode ser feito em outras regiões íntimas, como virilha e o monte pubiano (monte de Vênus).
Cuidados especiais durante e depois do tratamento
O tratamento torna a pele mais sensível, portanto alguns cuidados podem reduzir essa sensação e acelerar o processo de recuperação. Esses cuidados devem ser tomados durante e depois do tratamento até que a pele se recupere.
- Evitar relações sexuais (cerca de 5 dias);
- Utilizar roupas que não pressionem a região e que sejam de tecidos mais leves;
- Não expor a região ao sol.
Depois do tratamento, alguns hábitos reduzem a velocidade de um novo processo de escurecimento da pele:
- Evitar atrito (como roupas justas);
- Evitar sol na região;
- Evitar depilação com cera;
- Utilizar produtos desenvolvidos especificamente para cuidados da região.
Utilizar produtos inadequados também é um fator que pode acelerar o processo de escurecimento da pele.
*Clínica Dra. Eliene Perazzio:Rua Prof. Almeida Cousin, 125 • 10º andar, sala 1018 Ed. Enseada Trade Center • Enseada do Suá • Vitória-ES CEP 29050-565